Avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor em crianças após reabertura escolar na pandemia da COVID-19

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Tainá Souza e Silva
Giovanni Scuracchio Baccalá
Amanda Dourado Souza Akahosi Fernandes
Guillermo Andrey Ariza Traslaviña

Resumo

Objetivo: Avaliar os marcos do desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) e sinais de risco para Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças de 12 a 72 meses residentes em um município de médio porte do interior do Estado de São Paulo. Métodos: Trata-se de um estudo transversal do tipo survey. Foi disponibilizado um formulário eletrônico para pais ou responsáveis contendo questões sociodemográficas, marcos do DNPM e o questionário M-CHAT entre janeiro e julho de 2022. Resultados: Foram recebidos 49 questionários com predominância do sexo masculino (59%), na faixa etária de 12 a 24 meses (40,8%), brancos (59,2%), sem suspeita de problemas neurológicas (67,3%), com alta frequência escolar (81%), com suspeita de atraso na linguagem e no comportamento em 36,7% e 16,3%, respectivamente. Conforme os marcos do DNPM, 42,9% tiveram desenvolvimento adequado e 57,1% apresentaram alguma falha, sendo os marcos pessoal-social (53,5%), motricidade fina-adaptativa (50%) e linguagem (42,8%) os mais prevalentes. A presença de sinais de risco para TEA foi observada em 40% das crianças entre 16 e 30 meses. Conclusão: Em comparação com coortes brasileiras prévias, foi constatado um aumento no número de falhas de aquisição dos marcos do DNPM após a reabertura escolar durante a pandemia da COVID-19.

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Como Citar
SilvaT. S. e, BaccaláG. S., FernandesA. D. S. A., & TraslaviñaG. A. A. (2024). Avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor em crianças após reabertura escolar na pandemia da COVID-19. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(10), e17302. https://doi.org/10.25248/reas.e17302.2024
Seção
Artigos Originais

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