Avaliação do estresse em estudantes do ensino superior durante a pandemia pela Covid-19 no Brasil

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Júlia Thaís Lond
Letícia Carvalho Resende
Gabriela Fernandes Terra
Maria Eduarda Gualter Pontes
Julia Mendonça Silva Bernardes
Luana Werneck Rodrigues
Gabriel Duque Pananin
Juliana Barroso Zimmermmann

Resumo

Objetivo: Avaliar o estresse dos alunos do ensino superior na vigência da Pandemia pela Covid-19 no Brasil. Métodos: Tratou-se de um estudo longitudinal onde foram avaliados 686 alunos do ensino superior através de questionário respondido na Plataforma Google Forms. Resultados: Identificou-se que os sintomas que mais foram frequentes nas últimas 24 horas foram a insônia (43,7%) e a tensão muscular (43,90%). No último mês identificaram-se a irritabilidade excessiva (48,50%), dúvidas quanto a si próprio (56%) e sensação de desgaste físico como os mais frequentes. Após 3 meses, os sintomas ficam mais crônicos, onde se identificou a vontade de fugir de tudo (47,50%), pesadelos (42,40%) e ansiedade e angústia diária (54%) como os sintomas mais frequente.  Conclusão: A pandemia pela Covid-19 incrementou o estresse na população do ensino superior, que inicialmente apresentaram sintomas de alarme, agudos, como insônia. Com o passar do tempo, houve a evolução para os sintomas crônicos, conforme relatado na literatura médica.

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Como Citar
LondJ. T., ResendeL. C., TerraG. F., PontesM. E. G., BernardesJ. M. S., RodriguesL. W., PananinG. D., & ZimmermmannJ. B. (2024). Avaliação do estresse em estudantes do ensino superior durante a pandemia pela Covid-19 no Brasil. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(7), e17308. https://doi.org/10.25248/reas.e17308.2024
Seção
Artigos Originais

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