Utilização do método applied behavior analysis como ferramenta terapêutica no transtorno de espectro autista
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Avaliar o uso do método Applied Behavior Analysis (ABA) como ferramenta terapêutica no autismo em crianças e contribuir para o desenvolvimento de estratégias de intervenção mais eficazes e acessíveis. Revisão Bibliográfica: O TEA é um transtorno neurobiológico que afeta o desenvolvimento da comunicação e interação social da criança, com causas multifatoriais ainda não completamente compreendidas. A ABA é destacada como uma abordagem promissora, embasada em evidências, para melhorar as habilidades sociais e comportamentais das crianças com TEA. Estudos demonstram a eficácia da ABA em combinação com outras terapias, enfatizando a importância da intervenção precoce e personalizada. Considerações Finais: O envolvimento ativo da família é crucial, profissionais de saúde desempenham um papel fundamental no diagnóstico precoce e na adaptação contínua do tratamento, enfatizando a importância de uma abordagem holística e colaborativa para superar desafios no tratamento do autismo.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. COSTA ADA, et al. Maternal and paternal licit and illicit drug use, smoking and drinking and autism spectrum disorder. Ciência & Saúde Coletiva, 2024; 29: e01942023.
3. CHOI K, et al. . R., Bhakta, B., Knight, E. A., Becerra-Culqui, T. A., Gahre, T. L., Zima, B., & Coleman, K. J. Patient Outcomes After Applied Behavior Analysis for Autism Spectrum Disorder. Journal of developmental and behavioral pediatrics : JDBP, 2022; 43(1): 9–16.
4. DA SILVA SDN, et al. A importância da atenção farmacêutica nos cuidados a pacientes portadores do transtorno do espectro autista (TEA). Revista JRG de Estudos Acadêmicos, 2022;5(10):16-28.
5. DE AZEVEDO MV, et al. INTERDISCIPLINARIDADE E CONEXÃO DOS SABERES NA CONTEMPORANEIDADE. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 2024;10(1): 442-448.
6. DE PAULA LC, et al. Transtornos psiquiátricos prevalentes na infância: lidando com desafios comportamentais. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 2024; 6(1): 728-760.
7. DE SOUSA DLD, et al. Análise do comportamento aplicada: a percepção de pais e profissionais acerca do tratamento em crianças com espectro autista. Contextos Clínicos, 2020;13(1):105-124.
8. FABRETTI JO, et al. Transtorno do Espectro Autista: População Adulta. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 2024; 6(2): 173-185.
9. FREITAS LAB. Certificação profissional, Análise do Comportamento Aplicada e Transtorno do Espectro Autista: contribuições para um debate. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 2022; 24:1-29.
10. GEROW S, et al. Evaluation of a Telehealth ABA Program for Caregivers of Children with ASD. Behavior Modification, 2023; 47(2): 349-379.
11. GONÇALVES AL, et al. Diagnóstico e intervenção precoce no autismo: relatos de práticas profissionais. Diaphora, 2021; 10(1): 31-39.
12. INACIO TV e DA SILVA JRP. Da expectativa à experiência com autismo: processos institucionais na Rede SUS. Revista Hum@nae, 2023;17(2).
13. JAYOUSI S, et al. ICT framework for supporting applied behavior analysis in the social inclusion of children with neurodevelopmental disorders. Sensors, 2023; 23(15): 6914.
14. LEAL KDV, et al. NEUROPEDIATRIA E TERAPIA OCUPACIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM PROGRAMA DE ESTIMULAÇÃO PRECOCE. VIGILÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL TÍPICO E NEURODIVERSO: CONCEITUAÇÃO E PROCESSOS INCLUSIVOS, 2023;1(1): 12-28.
15. LIMA LC, et al. FERRAMENTAS DE ADMINISTRAÇÃO: APLICAÇÃO DO BUSINESS MODEL CANVAS NO SERVIÇO DE INTERVENÇÃO PRECOCE DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA–TEA. Revista PRETEXTO, 2022; 23(4).
16. LOPES-HERRERA SA, et al. Comparison between the socio-educational profiles of children with verbal and non-verbal Autism Spectrum Disorder. In: CoDAS. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2023:. e20210317.
17. MARTINS JSD e CAMARGO SPH. A adaptação de crianças com autismo na pré-escola: estratégias fundamentadas na Análise do Comportamento Aplicada. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 2023;104: e5014.
18. MENDONÇA RR, et al. TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: INTERVENÇÕES DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA E TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL. REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS–CENTRO UNIVERSO JUIZ DE FORA, 2023;1(16).
19. MOISÉS TCCP e SANTOS MP. ANÁLISE COMPORTAMENTAL APLICADA:: UMA ABORDAGEM POSSÍVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CLASSES COMUNS. Ensaios Pedagógicos, 2024; 8(1): 91-104.
20. PEREIRA ACSC. CRIANDO PONTES PARA O APRENDIZADO: INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Primeira Evolução,2023;1(46): 25-35.
21. PESTANA, DMADA, et al. Considerações sobre a análise do comportamento aplicada na atuação precoce no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Humanidades em Perspectivas, v. 5, n. 11, p. 100-113, 2023.
22. SOARES TF e GUIMARÃES JEV. A IMPORT NCIA DA FISIOTERAPIA NO DESENVOLVIMENTO MOTOR EM CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Revista Saúde Dos Vales, 2024;3(1).
23. STEIGLEDER BG, et al. Sinais de alerta para transtorno do espectro autista: evidências de validade do PROTEA-R-NV. Avaliação Psicológica, 2021;20(3): 331-340.
24. TREVISAN DF, et al. Aplicativos para intervenção comportamental de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, 2021;29:1487-1504
25. YING-SHUANG HE. et al. Effect of parent-child cooperative music therapy on children with autism spectrum disorder and their mothers: a prospective randomized controlled study. Chinese Journal of Contemporary Pediatrics, 2022; 24(5).