Metodologias ativas no processo de aprendizagem nas residências em saúde

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Alessandra Cristina de Almeida Romão
Paula Victória Tiribaxi Neves
Ana Paula Moreira Sales
Emmanuele Celina Souza dos Santos
Christian Pacheco de Almeida
João Gabriel Barbosa Lima
Juliana Oliveira Ferreira
Ingrid Inez Amaral Tilmann
Ana Paula Figueiredo de Montalvão França
Pilar Maria de Oliveira Moraes

Resumo

Objetivo: Identificar na literatura científica evidências sobre a utilização das metodologias ativas no processo de aprendizagem nas residências em saúde. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com artigos na íntegra publicados entre 2014 e 2024, no idioma de publicação em português e inglês, nas bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SCIELO), National Library of Medicine National Institutes of Health (PubMed), e Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), por meio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com uso dos descritores controlados Medical Subject Headings (MeSH), incluindo termos alternativos e palavras-chave. Resultados: 9 artigos obedeciam os critérios de inclusão e exclusão, evidenciando, em sua maioria, que as metodologias ativas nas residências em saúde podem ser utilizadas como um método eficaz para produzir a autonomia dos discentes, bem como um facilitador no processo de ensino aprendizagem. Considerações finais: O uso das metodologias ativas mostrou-se eficaz em diferentes cenários de prática, desde atividades mais complexas, como as de simulação de procedimentos e treinamento de cirurgias, até metodologias que instigam o processo de reflexão, como a de problematização, as quais mostraram poder de desempenhar maior autonomia dos sujeitos, da mesma forma que possibilita aproximação entre teoria e realidade.

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Como Citar
RomãoA. C. de A., NevesP. V. T., SalesA. P. M., SantosE. C. S. dos, AlmeidaC. P. de, LimaJ. G. B., FerreiraJ. O., TilmannI. I. A., FrançaA. P. F. de M., & MoraesP. M. de O. (2024). Metodologias ativas no processo de aprendizagem nas residências em saúde. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(11), e17417. https://doi.org/10.25248/reas.e17417.2024
Seção
Revisão Bibliográfica

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