Metodologias ativas no processo de aprendizagem nas residências em saúde
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Resumo
Objetivo: Identificar na literatura científica evidências sobre a utilização das metodologias ativas no processo de aprendizagem nas residências em saúde. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com artigos na íntegra publicados entre 2014 e 2024, no idioma de publicação em português e inglês, nas bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SCIELO), National Library of Medicine National Institutes of Health (PubMed), e Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), por meio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com uso dos descritores controlados Medical Subject Headings (MeSH), incluindo termos alternativos e palavras-chave. Resultados: 9 artigos obedeciam os critérios de inclusão e exclusão, evidenciando, em sua maioria, que as metodologias ativas nas residências em saúde podem ser utilizadas como um método eficaz para produzir a autonomia dos discentes, bem como um facilitador no processo de ensino aprendizagem. Considerações finais: O uso das metodologias ativas mostrou-se eficaz em diferentes cenários de prática, desde atividades mais complexas, como as de simulação de procedimentos e treinamento de cirurgias, até metodologias que instigam o processo de reflexão, como a de problematização, as quais mostraram poder de desempenhar maior autonomia dos sujeitos, da mesma forma que possibilita aproximação entre teoria e realidade.
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