Estratégias de ensino guiada pelo preceptor na formação na residência multiprofissional em atenção cardiovascular
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Resumo
Objetivo: Analisar as estratégias de ensino utilizadas pelos preceptores na formação dos residentes, com o intuito de identificar os desafios enfrentados e as práticas que contribuem para o cenário da residência multiprofissional em atenção cardiovascular. Métodos: Optou-se por uma Revisão Integrativa de Literatura (RIL), descritiva junto a estratégia de (PICo), com os seguintes acrômios: P(População) Preceptores, I (Interesse) ensino, aprendizagem e guia e (Co) Contexto, residência em saúde. A busca foi realizada em janeiro a março de 2024 na base de dados BVS. Foram incluídos artigos nos idiomas português, inglês e espanhol, disponíveis na íntegra. Foram excluídos artigo que não estavam disponíveis na íntegra, teses de mestrado e doutorado. Resultados: A amostra de estudo, apresenta-se com seis artigos do quais são entre os anos de 2017 a 2023, que estavam focalizados nos processos pedagógicos e na dinâmica de ensino-aprendizagem dos preceptores no contexto de residência no cenário da cardiologia. Considerações finais: É possível constatar que a preceptoria em enfermagem desempenha um papel crucial na formação dos profissionais de saúde. No entanto, alguns desafios persistem, como a falta de habilidades pedagógicas dos preceptores, a desarticulação entre os centros formadores e os serviços de saúde, e a sobrecarga de trabalho.
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