Avaliação da motivação e da empatia dos estudantes no atendimento presencial e nas teleconsultas em um curso de Medicina
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Resumo
Objetivo: Avaliar a motivação e a empatia manifestadas por estudantes de Medicina no AP e no TC. Métodos: Alunos do 8° período (n=63) alocados pelo curso para a realização de AP (n=35) e TC (n=28), foram selecionados em amostragem por conveniência. Para a avaliação da empatia foi utilizada a escala de Jefferson (JSPE-vs), aplicada na 3ª e na 13ª semana de atendimento. A motivação foi mensurada por meio da aplicação do questionário Instructional Materials Motivation Survey (IMMS-BRV) na 13ª semana de atendimento. Resultados: A motivação foi elevada em ambos os grupos, em todas as dimensões. O escore global da empatia demonstrou que, antes da exposição ao AP e às TC, os grupos eram iguais. Após a exposição o grupo AP apresentou resultados significativamente superiores. Conclusão: O AP esteve associado ao maior desenvolvimento da empatia, ambas formas de atendimento foram motivadoras e o aumento da motivação esteve associado ao aumento da empatia dos estudantes no atendimento clínico.
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