Desenvolvimento e validação de games educativo para prevenir violência psicológica em idosos

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Rafaela Cavallini Bacocina
Izabelly Simeão Marques
Alethia da Silva Marques
Esdras de Souza Ribeiro
Izabelly Rubio Do Amaral Camargo
Juliana Ribeiro da Silva Vernasque
Maria José Sanches Marin
Edna Aparecida Lopes Bezerra Katakura
Cristiano Massao Tashima
Miriam Fernanda Sanches Alarcon

Resumo

Métodos: Trata-se de estudo com método misto, realizado com sete especialistas para validar o game quanto ao design, conteúdo e relevância, sobre a violência psicológica. Resultados: Verificou-se um consenso entre os juízes avaliadores sobre a qualidade do game com CVC geral de 79%, apenas a prancha 11 e 15 apresentaram percentual abaixo de 70%. Os especialistas sugeriram melhorias como o uso de letras em caixa alta, tamanho da imagem, incluir imagem da criança no contexto do cenário, alinhar a fisionomia do desenho com a linguagem. O estudo desenvolveu e validou o jogo educativo para prevenir a violência psicológica contra idosos. Avaliado por especialistas em educação infantil e violência a pessoa idosa, o jogo destaca a importância de cultivar respeito desde a infância. Conclusão: O material educativo em formato de game “Super Netos” passou pelo processo de validação, consolidando-se como uma ferramenta de grande relevância na sensibilização do público infantil sobre a importância do respeito e da valorização das pessoas idosas no contexto intergeracional.

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Como Citar
BacocinaR. C., MarquesI. S., MarquesA. da S., RibeiroE. de S., CamargoI. R. D. A., VernasqueJ. R. da S., MarinM. J. S., KatakuraE. A. L. B., TashimaC. M., & AlarconM. F. S. (2024). Desenvolvimento e validação de games educativo para prevenir violência psicológica em idosos. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(11), e17624. https://doi.org/10.25248/reas.e17624.2024
Seção
Artigos Originais

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