Sobre a morte e o morrer: ressignificando perspectivas de estudantes da área de saúde pelo impacto da educação em tanatologia

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David Romeiro Victor
Tânia Maria Lago Falcão

Resumo

Objetivo: Investigar se estudantes da área de Saúde submetidos a uma intervenção pedagógica se tornaram mais confortáveis, capacitados e humanizados nas ações e reações perante a morte e o morrer. Métodos: Para realizar o estudo, foi empregada a metodologia qualitativa descritiva, utilizando-se o método etnográfico interpretativo. As técnicas de pesquisa aplicadas incluíram a observação direta, com anotações em diário de campo dos dados não verbais, e a entrevista semiestruturada, que seguiu um roteiro específico. Os dados coletados por meio das anotações e das gravações das entrevistas foram sistematizados e, em seguida, analisados por meio da técnica de análise temática. Resultados: Ficou evidente que predominava nos estudantes um contexto de insegurança, vulnerabilidade, ansiedade e dificuldade para lidar com o inevitável. Contudo, através da intervenção pedagógica, os estudantes descreveram transformações importantes em suas perspectivas a respeito do morrer, tornando-se mais confiantes, seguros, capazes e humanos no convívio com essa realidade. Por mais, defenderam a inclusão de forma abrangente desse tipo de iniciativa no ensino superior brasileiro. Conclusão: Conclui-se que a educação em Tanatologia é importante na formação dos acadêmicos da área de Saúde e que, portanto, as instituições de ensino superior devem considerar sua inclusão nos currículos acadêmicos.

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Como Citar
VictorD. R., & FalcãoT. M. L. (2024). Sobre a morte e o morrer: ressignificando perspectivas de estudantes da área de saúde pelo impacto da educação em tanatologia. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(9), e17625. https://doi.org/10.25248/reas.e17625.2024
Seção
Artigos Originais

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