A repercussão da qualidade do sono nos transtornos mentais comuns em estudantes de medicina
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Resumo
Objetivo: Avaliar a repercussão da qualidade do sono nos transtornos mentais comuns em estudantes de medicina. Métodos: Estudo quantitativo transversal, com amostra composta por estudantes de medicina de uma faculdade do Nordeste do Brasil. Os dados foram coletados a partir do questionário sociodemográfico, do Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI-BR) e Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21), todos autoaplicáveis. Resultados: A amostra contou com 137 estudantes, predominando mulheres (74,5%), com idade de 18 a 24 anos (81,80%) e de raça branca (81,80%). A qualidade ruim do sono foi reportada por 56,2% dos estudantes. Observou-se que 46,7% enfrentavam problemas com sono antes de iniciar a graduação, destacando a necessidade de atenção à saúde mental desde o período pré-vestibular. Além disso, 39,4% dos alunos recebiam acompanhamento psicológico ou psiquiátrico antes do curso e 36,5% após o ingresso. Nos seis períodos do curso avaliados, transtornos mentais estiveram presentes, em níveis moderados, com 46,8% dos estudantes apresentando depressão, 54,3% ansiedade e 16,7% estresse. Conclusão: Constatou-se uma qualidade do sono ruim nos estudantes de medicina e a presença de transtornos mentais comuns ao longo do curso. Os resultados demonstram a necessidade de intervenções para melhorar a qualidade do sono neste grupo.
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