Desenvolvimento e validação de simuladores anestésicos para uso no ensino de habilidades médicas

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Lêda Lima da Silva
Arthur Afonso Ferreira Rebelo
Caio Lira de Araujo
Ramon Costa de Lima
Anderson Bentes de Lima
Luane Cristine Batista Cunha
Ana Paula Aparecida dos Santos Varela
Marcia de Fátima Maciel de Rojas
Charles Alberto Villacorta de Barros
Mauro de Souza Pantoja

Resumo

Objetivo: Validar dois modelos que simulam a anatomia humana e são voltados para o treinamento de anestesia troncular de mão e pés, por meio de aplicação de uma escala do tipo Likert. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, aprovado em Comitê de Ética em Pesquisa, empregando um método de análise de dados não intervencionista. Foram fabricados dois simuladores de baixo custo, que buscaram simular com precisão estruturas anatômicas. O primeiro simulador, para bloqueio de nervos da mão, passou por 12 fases de aprimoramento, enquanto o segundo, voltado para os pés, passou por 8 fases. Dez anestesiologistas, com experiência de 2 meses a 15 anos como preceptores em residência médica, avaliaram ambos os simuladores com a escala Likert previamente validada, com o objetivo de avaliar nove áreas relacionadas aos modelos Resultados: Segundo a análise dos professores, o simulador de mão obteve uma excelente pontuação (86,7% de aprovação), igualmente ao simulador de anestesia de pé (91,1%). Conclusão: Ambos os simuladores foram avaliados positivamente como ferramentas de ensino, e observa-se que o modelo funcionou conforme o esperado, permitindo a visualização da importância da angulação da agulha durante a aplicação, além da adequação da profundidade e referências anatômicas dos modelos.

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Como Citar
SilvaL. L. da, RebeloA. A. F., AraujoC. L. de, LimaR. C. de, LimaA. B. de, CunhaL. C. B., VarelaA. P. A. dos S., RojasM. de F. M. de, BarrosC. A. V. de, & PantojaM. de S. (2024). Desenvolvimento e validação de simuladores anestésicos para uso no ensino de habilidades médicas. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(10), e17682. https://doi.org/10.25248/reas.e17682.2024
Seção
Artigos Originais

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