Efeitos da auriculoterapia na qualidade de vida e em níveis de ansiedade e depressão em estudantes de fonoaudiologia
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Resumo
Objetivo: Verificar os efeitos da auriculoterapia no desempenho acadêmico, nos níveis de ansiedade e na qualidade de vida dos estudantes do Curso de Fonoaudiologia de uma Universidade Pública do Sul do Brasil. Métodos: Esta pesquisa caracteriza-se como de campo, quantitativa, prospectiva e transversal realizada por amostra de conveniência. Participaram do estudo 23 estudantes os quais foram divididos em dois grupos, controle e estudo. Resultados: O grupo controle não apresentou diferença significativa na comparação entre os períodos pré e pós intervenção. No grupo estudo, obteve-se diferença significativa entre os períodos pré e pós auriculoterapia no domínio físico e na depressão. Na comparação dos grupos pós intervenção, obteve-se melhora nos domínios físico, psicológico e meio ambiente. Encontrou-se correlação significativa entre as variáveis de qualidade de vida no período pós intervenção entre o domínio psicológico e físico, entre a depressão e o domínio das relações sociais e também entre a depressão e meio ambiente Conclusão: A auriculoterapia apresenta-se como uma prática integrativa eficaz na melhoria do bem estar dos estudantes no que se refere a alguns domínios de qualidade de vida, e com resultados favoráveis na diminuição dos sintomas relacionados a ansiedade e depressão.
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