Aplicabilidade da teoria do autocuidado em crianças com Transtorno do Espectro Autista
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Resumo
Objetivo: Realizar uma análise reflexiva quanto às necessidades de cuidado da criança diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e os conhecimentos do cuidador familiar para o estímulo ao autocuidado à luz da Teoria do Autocuidado de Dorothea Elizabeth Orem. Revisão bibliográfica: Mediante análise da literatura, foram construídos dois eixos reflexivos: “Déficit do autocuidado da criança com Transtorno do Espectro Autista na perspectiva da Teoria de Orem” e “Capacidades e ações do autocuidado estimuladas pelos pais/cuidadores”. Os critérios clínicos desse transtorno relacionam-se às dificuldades na comunicação social, padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades, em que o diagnóstico e a intervenção comportamental precoce reduzem a gravidade do transtorno. Dentre as principais limitações do autocuidado estão o isolamento social, higiene pessoal, alimentar-se e vestir-se. Resultados de estudo apontaram que 36,6% dos pais dessas crianças afirmaram ter conhecimento insuficiente sobre o transtorno e despreparo para lidar com questões relacionadas ao cuidado geral da criança. Considerações finais: O desenvolvimento de ações educativas embasadas na Teoria do Autocuidado de Dorothea Elizabeth Orem favorece o autocuidado com impacto positivo na qualidade de vida tanto da criança diagnosticada com o referido transtorno quanto de seus pais/cuidadores.
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