A simulação no ensino aprendizagem sobre segurança do paciente no centro cirúrgico
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Resumo
Objetivo: Analisar o escopo científico acerca da prática de simulações utilizadas no processo de ensino e aprendizagem em segurança do paciente no centro cirúrgico. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo Revisão Integrativa de Literatura (RIL), na qual utilizou-se a estratégia PICo, os acrômios correspondem a: P de (População), correspondendo aos estudantes de enfermagem, medicina e preceptores; I de (Interesse) que representa o uso da simulação no processo de ensino, e (Co) de contexto, sendo este o centro cirúrgico. Definiu-se como questão norteadora: “Como a simulação pode colaborar no processo de ensino-aprendizagem no centro cirúrgico para promoção de cirurgia segura?”. Resultados: Foram selecionados 8 artigos, publicados entre 2018 à 2023, no qual 7 são artigos originais e apenas 1 se trata de relato de experiência. A simulação se torna um método facilitador no processo de ensino-aprendizagem, cujos efeitos melhoram a qualidade da assistência interprofissional, tornam a aprendizagem atrativa e com impactos positivos no desenvolvimento de habilidades. Considerações finais: A simulação se torna imprescindível no treinamento contínuo de educadores e educandos, sendo fundamental para a qualidade na aprendizagem e segurança do paciente.
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