A simulação no ensino aprendizagem sobre segurança do paciente no centro cirúrgico

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Marcia Paula dos Santos Cordeiro
Aldenora Gonçalves Monteiro
Débora de Cássia Quaresma Silva
Everlan Carlos da Paixão
Lorena Santos da Rocha
Lúcia Aline Moura Reis
Roger José Fuentes George
Pedro Vitor Rocha Vila Nova
Milene Silveira Ferreira
Ilma Pastana Ferreira

Resumo

Objetivo: Analisar o escopo científico acerca da prática de simulações utilizadas no processo de ensino e aprendizagem em segurança do paciente no centro cirúrgico. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo Revisão Integrativa de Literatura (RIL), na qual utilizou-se a estratégia PICo, os acrômios correspondem a: P de (População), correspondendo aos estudantes de enfermagem, medicina e preceptores; I de (Interesse) que representa o uso da simulação no processo de ensino, e (Co) de contexto, sendo este o centro cirúrgico. Definiu-se como questão norteadora: “Como a simulação pode colaborar no processo de ensino-aprendizagem no centro cirúrgico para promoção de cirurgia segura?”. Resultados: Foram selecionados 8 artigos, publicados entre 2018 à 2023, no qual 7 são artigos originais e apenas 1 se trata de relato de experiência. A simulação se torna um método facilitador no processo de ensino-aprendizagem, cujos efeitos melhoram a qualidade da assistência interprofissional, tornam a aprendizagem atrativa e com impactos positivos no desenvolvimento de habilidades. Considerações finais: A simulação se torna imprescindível no treinamento contínuo de educadores e educandos, sendo fundamental para a qualidade na aprendizagem e segurança do paciente. 

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Como Citar
CordeiroM. P. dos S., MonteiroA. G., SilvaD. de C. Q., PaixãoE. C. da, RochaL. S. da, ReisL. A. M., GeorgeR. J. F., NovaP. V. R. V., FerreiraM. S., & FerreiraI. P. (2025). A simulação no ensino aprendizagem sobre segurança do paciente no centro cirúrgico. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 25, e17788. https://doi.org/10.25248/reas.e17788.2025
Seção
Revisão Bibliográfica

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