A utilização de podcast no ensino de química orgânica
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Resumo
Objetivo: Relatar a experiência de um projeto extensionista que utilizou o podcast para o ensino de Química Orgânica. Relato de experiência: O projeto foi realizado de janeiro a dezembro de 2023, envolvendo discentes de uma Universidade Federal no Ceará. O "Quimiocast", visou divulgar conteúdos de Química Orgânica e cada episódio foi acompanhado de material de apoio disponibilizado em um drive acessível na rede social do projeto. Utilizou-se o software para edição e uma ferramenta para gravação e publicação dos episódios, disponíveis em duas plataformas. A divulgação foi intensificada via 4 redes sociais e grupos de troca de mensagens instantâneas, com um cronograma de 10 temas ao longo do ano. Considerações finais: O projeto alcançou um total de 2115 visualizações e uma média de 176 reproduções mensais, com um aumento significativo de seguidores em uma das plataformas, de 46 para 152 em seis meses. A maioria dos ouvintes tinha entre 18 e 27 anos, majoritariamente do Brasil, mas também de outros 17 outros. A experiência demonstrou o potencial dos podcasts como ferramentas educativas eficazes, destacando a importância da inovação digital no ensino superior e a capacidade de alcançar um público diversificado, promovendo a educação científica de forma ampla e acessível.
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