A utilização de podcast no ensino de química orgânica

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Luiz Vitor de Oliveira Lima
João Pedro Pereira Gomes
Antonio Miguelsinho Martins de Sousa Filho
José Aurelio de Almeida Martins
Ana Karoline Ribeiro Novais
Cidla de Sousa Marinho
Jamerson Ferreira de Oliveira

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência de um projeto extensionista que utilizou o podcast para o ensino de Química Orgânica. Relato de experiência: O projeto foi realizado de janeiro a dezembro de 2023, envolvendo discentes de uma Universidade Federal no Ceará. O "Quimiocast", visou divulgar conteúdos de Química Orgânica e cada episódio foi acompanhado de material de apoio disponibilizado em um drive acessível na rede social do projeto. Utilizou-se o software para edição e uma ferramenta para gravação e publicação dos episódios, disponíveis em duas plataformas. A divulgação foi intensificada via 4 redes sociais e grupos de troca de mensagens instantâneas, com um cronograma de 10 temas ao longo do ano. Considerações finais: O projeto alcançou um total de 2115 visualizações e uma média de 176 reproduções mensais, com um aumento significativo de seguidores em uma das plataformas, de 46 para 152 em seis meses. A maioria dos ouvintes tinha entre 18 e 27 anos, majoritariamente do Brasil, mas também de outros 17 outros. A experiência demonstrou o potencial dos podcasts como ferramentas educativas eficazes, destacando a importância da inovação digital no ensino superior e a capacidade de alcançar um público diversificado, promovendo a educação científica de forma ampla e acessível.

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Como Citar
LimaL. V. de O., GomesJ. P. P., Sousa FilhoA. M. M. de, MartinsJ. A. de A., NovaisA. K. R., MarinhoC. de S., & OliveiraJ. F. de. (2024). A utilização de podcast no ensino de química orgânica. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(12), e17800. https://doi.org/10.25248/reas.e17800.2024
Seção
Relatos de Experiência

Referências

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