Triagem de daltonismo em discentes de uma instituição de ensino superior de Belo Horizonte (MG)

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Ana Laura Henriques Araujo Ferreira
Daphine Pardinho Fernandes
Julia Scotti Gonçalves Lacerda
Laura Barros Possa
Amanda Assis Lacerda
Amanda Foureaux Benfica
Rayssa Oliveira Lucchesi Batista
Klaide Lopes de Sena
Renato Sather Avelar
Marcilene Rezende Silva

Resumo

Objetivo: Demonstrar a quantidade de alunos com visão de cores alterada, pelo teste de triagem de daltonismo na população estudada do curso Medicina, Enfermagem, Odontologia e Fisioterapia. Métodos: Trata-se de um estudo observacional transversal descritivo, que consiste na realização do Teste de Cores de Ishihara pelos participantes após aceitação do TCLE, através da plataforma Google Forms. Os indivíduos convidados a participar da pesquisa foram recrutados em uma instituição privada de ensino superior, localizada na cidade de Belo Horizonte (MG). Resultados:  402 pessoas responderam o questionário, de modo que 4,7% de alunos foram triados como daltônicos e 95,3% como visão normal. Foi possível associar a maior prevalência dessa alteração optica no sexo masculino, quando comparado aos resultados do formulário do sexo oposto (p<0.001). Ademais, não houve associação significativa (p = 0,7) entre as variáveis daltonismo e curso. Conclusão: Diante da prevalência de alunos com triagem positiva de daltonismo na instituição é essencial a realização de mais pesquisas que auxiliem no processo de reconhecimento de estudantes daltônicos e que promovam dinâmicas que facilitem o processo de aprendizagem desses indivíduos.

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Como Citar
FerreiraA. L. H. A., FernandesD. P., LacerdaJ. S. G., PossaL. B., LacerdaA. A., BenficaA. F., BatistaR. O. L., SenaK. L. de, AvelarR. S., & SilvaM. R. (2024). Triagem de daltonismo em discentes de uma instituição de ensino superior de Belo Horizonte (MG). Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(11), e17837. https://doi.org/10.25248/reas.e17837.2024
Seção
Artigos Originais

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