Atuação docente na educação de pós-graduação em saúde coletiva no contexto da pandemia da COVID-19
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Resumo
Objetivo: Compreender a atuação dos docentes de um programa de pós-graduação em Saúde Coletiva, de uma universidade do Nordeste brasileiro, no contexto da pandemia da COVID-19. Métodos: Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa. Através de videochamadas, dez docentes do referido programa, em atividade de março de 2020 a dezembro de 2021, responderam as questões elaboradas, utilizando um roteiro semi-estruturado. Posteriormente, foi efetuada a Análise Temática de Conteúdo, organizando-se as unidades de análise no software MaxQDA. Resultados: Foram identificados três temáticas centrais: expectativas dos docentes e uso de estratégias de ensino; desafios e suas repercussões para a atuação docente; potencialidades e perspectivas de mudanças pós-pandemia. As falas dos docentes sobre a atuação durante o processo pandêmico evidenciaram o comprometimento na formação em Saúde Pública e as diversas dificuldades no período da pandemia. Conclusão: Compreendeu-se que em meio às adversidades que a pandemia impôs, os docentes conseguiram traçar novas estratégias diante das possibilidades que identificaram, além do uso de capacidades já existentes.
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