Atuação docente na educação de pós-graduação em saúde coletiva no contexto da pandemia da COVID-19

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Edilma da Cruz Cavalcante
Amanda Pinheiro
Francisca Elizabeth Cristina Araujo Bezerra
Luana Carla Bandeira Sobrinho
Toa Munoz Tello
Francisco José de Araújo Filho
Vyna Maria Cruz Leite
Denise Lima Nogueira
Márcia Maria Tavares Machado

Resumo

Objetivo: Compreender a atuação dos docentes de um programa de pós-graduação em Saúde Coletiva, de uma universidade do Nordeste brasileiro, no contexto da pandemia da COVID-19. Métodos: Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa. Através de videochamadas, dez docentes do referido programa, em atividade de março de 2020 a dezembro de 2021, responderam as questões elaboradas, utilizando um roteiro semi-estruturado. Posteriormente, foi efetuada a Análise Temática de Conteúdo, organizando-se as unidades de análise no software MaxQDA. Resultados: Foram identificados três temáticas centrais: expectativas dos docentes e uso de estratégias de ensino; desafios e suas repercussões para a atuação docente; potencialidades e perspectivas de mudanças pós-pandemia. As falas dos docentes sobre a atuação durante o processo pandêmico evidenciaram o comprometimento na formação em Saúde Pública e as diversas dificuldades no período da pandemia. Conclusão: Compreendeu-se que em meio às adversidades que a pandemia impôs, os docentes conseguiram traçar novas estratégias diante das possibilidades que identificaram, além do uso de capacidades já existentes.

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Como Citar
CavalcanteE. da C., PinheiroA., BezerraF. E. C. A., SobrinhoL. C. B., TelloT. M., Araújo FilhoF. J. de, LeiteV. M. C., NogueiraD. L., & MachadoM. M. T. (2024). Atuação docente na educação de pós-graduação em saúde coletiva no contexto da pandemia da COVID-19. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(12), e17857. https://doi.org/10.25248/reas.e17857.2024
Seção
Artigos Originais

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