Intervenções educativas na adesão ao controle do ganho de peso interdialítico
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Resumo
Objetivo: Identificar na literatura científica a influência de intervenções educacionais no controle do ganho de peso interdialítico. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura (RIL), com artigos publicados entre 2020 e 2024, no idioma português, inglês e espanhol, originais e completos. A pesquisa bibliográfica foi realizada nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medline, Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Web of Science. Resultados: 6 artigos obedeceram aos critérios de inclusão e exclusão, no qual os estudos destacam a importância de intervenções educativas para melhorar os resultados clínicos e a qualidade de vida de pacientes em terapia renal. A natureza complexa da doença renal crônica exige adaptações dos profissionais de saúde para garantir uma educação direcionada no contexto do ganho de peso interdialítico dos respectivos pacientes. Considerações finais: A presente RIL possibilitou analisar que a intervenção educativa aplicada à pacientes em terapia renal apresenta impacto positivo no que tange à adesão e controle do ganho de peso interdialítico.
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