Tecnologia educacional digital para o cuidado em saúde

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Jovíria Márcia Ferreira de Oliveira Padilha
Geilsa Soraia Cavalcanti Valente
Cláudia Maria Messias
Fabiola Marchon de Oliveira
Rosana Moreira de Sant’Anna
Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho

Resumo

Objetivo: Identificar e analisar as tecnologias educacionais digitais e suas implicações para o cuidado em saúde. Métodos: Revisão integrativa da literatura fundamentada nas cinco etapas de Whittemore e Knafl. Foram realizadas buscas em 13 bases de dados por artigos originais, publicados entre 2018 e 2023, em inglês, português e espanhol, que respondessem as questões norteadoras: “Quais tecnologias educacionais digitais estão sendo empregadas pela equipe de saúde para o ensino e capacitação de seus pares? E quais são as implicações dessas tecnologias educacionais digitais para o cuidado em saúde?”. Resultados: Foram selecionados 11 artigos para compor a revisão, cuja análise dos dados emergiu em duas categorias. Nestas foram descritos os benefícios e as barreiras associadas ao e-learning e à simulação em saúde, bem como foram apresentadas as suas implicações para o cuidado em saúde. Considerações finais: Os resultados permitem afirmar que tanto o e-learning quanto as simulações desempenham um papel vital na educação e capacitação dos profissionais de saúde. Conclui-se, portanto, que a integração das tecnologias educacionais digitais no processo educacional não apenas fortalece a formação dos profissionais de saúde, mas também promove a adoção de boas práticas nos espaços de saúde, contribuindo para uma assistência mais segura e eficaz.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PadilhaJ. M. F. de O., ValenteG. S. C., MessiasC. M., OliveiraF. M. de, Sant’AnnaR. M. de, & CamachoA. C. L. F. (2024). Tecnologia educacional digital para o cuidado em saúde. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(11), e17878. https://doi.org/10.25248/reas.e17878.2024
Seção
Revisão Bibliográfica

Referências

1. ÁFIO ACE, et al. Análise do conceito de tecnologia educacional em enfermagem aplicada ao paciente. Revista Rene, 2014; 15(1): 158-165.

2. AL RAWASHDEH AZ, et al. Advantages and disadvantages of using e-learning in university education: analyzing students’ perspectives. Electronic Journal of e-Learning, 2021; 19(3): 107-117.

3. ALI-MASRI H, et al. Impact of electronic and blended learning programs for manual perineal support on incidence of obstetric anal sphincter injuries: a prospective interventional study. BMC Medical Education, 2018; 18: 258.

4. ALTMILLER G e PEPE LH. Influence of technology in supporting quality and safety in nursing education. Nursing Clinics of North America, 2022; 57(4): 551-562.

5. BALBINO AC, et al. O impacto das tecnologias educacionais no ensino de profissionais para o cuidado neonatal. Revista Cuidarte, 2020; 11(2): e954.

6. BANIASADI T, et al. Challenges and practical considerations in applying virtual reality in medical education and treatment. Oman Medical Journal, 2020; 35(3): e125.

7. BLACKMORE A, et al. Simulation-based education to improve communication skills: a systematic review and identification of current best practice. BMJ Simulation & Technology Enhanced Learning, 2018; 4(4):159-164.

8. CARVALHO DRS, et al. Health simulation: history and applied cognitive concepts. International Journal of Education and Health, 2021; 5(1): 9-16.

9. COVELLI A, et al. Effectiveness of a new sensorized videolaryngoscope for retraining on neonatal intubation in simulation environment. Italian Journal of Pediatrics, 2020; 46: 13.

10. DELUNGAHAWATTA T, et al. Advances in e-learning in undergraduate clinical medicine: a systematic review. BMC Medical Education, 2022; 22: 711.

11. EGILSDOTTIR HÖ, et al. Configuration of mobile learning tools to support basic physical assessment in nursing education: longitudinal participatory design approach. JMIR mHealth and uHealth, 2021; 9(1): e22633.

12. FERREIRA APM, et al. Tecnologias educacionais direcionadas ao aleitamento materno produzidas na pós-graduação em enfermagem brasileira. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, 2023; 27(2): 720-736.

13. FORTUNA KL, et al. Strategies to increase peer support specialists' capacity to use digital technology in the era of COVID-19: pre-post study. JMIR Mental Health, 2020; 7(7): e20429.

14. FRANÇA T, et al. Digital media and platforms in the Permanent Health Education field: debates and proposals. Saúde em Debate, 2019; 43(spe1): 106-115.

15. GONÇALVES LBB, et al. Las tecnologías digitales de la información y comunicación en la enseñanza de enfermería. Revista Uruguaya de Enfermería, 2022; 17(2): e2022v17n2a5.

16. GONÇALVES LBB, et al. Tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de Enfermagem. Revista Uruguaya de Enfermería, 2022; 17(2): e2022v17n2a5.

17. HONG QN, et al. Mixed Methods Appraisal Tool (MMAT) Version 2018: user guide. 2018. Disponível em: http://mixedmethodsappraisaltoolpublic.pbworks.com/w/file/fetch/127916259/MMAT_2018_criteria-manual_2018-08-01_ENG.pdf. Acesso em: 17 jul. 2023.

18. JEE M, et al. Exploring barriers and enablers to simulation-based training in emergency departments: an international qualitative study (BEST-ED Study). BMJ Open, 2023; 13: e073099.

19. JBI. JBI Levels of Evidence. 2013. Disponível em: https://jbi.global/sites/default/files/2019-05/JBI-Levels-of-evidence_2014_0.pdf. Acesso em: 20 ago. 2023.

20. KENSKI VM. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus Editora, 2013; 538p.

21. MASSOLA G. Uso de tecnologias digitais, autonomia na aprendizagem e educação técnica integrada ao ensino médio: possibilidades para inclusão digital. Anais do CIET:EnPED:2020; 2020 Ago 17 - Ago 28. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2020. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1838. Acesso em: 15 fev. 2024.

22. MENON V, et al. Acquisition of teamwork and communication skills using high-technology simulation for preclerkship medical students. Simulation in Healthcare, 2021; 16(6): e181-e187.

23. BRASIL. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento?. 2018. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/images/publicacoes2023/politica_nacional_educacao_permanente_saude_fortalecimento.pdf. Acesso em: 5 mar. 2024.

24. NESPOLI G. Os domínios da Tecnologia Educacional no campo da Saúde. Interface, 2013; 17(47): 873-884.

25. NICHIATA LYI e PASSARO T. mHealth e saúde pública: a presença digital do Sistema Único de Saúde do Brasil por meio de aplicativos de dispositivos móveis. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde: RECIIS, 2023; 17(3): 503-516.

26. NUNES LFSO, et al. Contribuições das tecnologias digitais na educação permanente dos enfermeiros. Revista Cubana de Enfermería, 2020; 36(2): e3275.

27. UNESCO. IBE: glossário de terminologia curricular. 2016. Disponível em: https://movimentopelabase.org.br/wp-content/uploads/2016/10/glossario_unesco.pdf. Acesso em: 20 fev. 2024.

28. PALLAVICINI F, et al. Virtual reality applications in medicine during the COVID-19 pandemic: systematic review. JMIR Serious Games, 2022; 10(4): e35000.

29. PEDROSA MF, et al. Use of virtual reality compared to the role-playing methodology in basic life support training: a two-arm pilot community-based randomised trial. BMC Medical Education, 2023; 23: 50.

30. ROS M e NEUWIRTH LS. Increasing global awareness of timely COVID-19 healthcare guidelines through FPV training tutorials: portable public health crises teaching method. Nurse Education Today, 2020; 91: 104479.

31. ROSEIRA CE, et al. Good practices with injectables: digital technology for nursing education to control infections. Revista Brasileira de Enfermagem, 2022; 75(6): e20210716.

32. ROULEAU G, et al. Effects of e-learning in a continuing education context on nursing care: systematic review of systematic qualitative, quantitative, and mixed-studies reviews. Journal of Medical Internet Research, 2019; 21(10): e15118.

33. SANTOS AMD, et al. Análise do Conceito "Tecnologia Educacional" na Área da Saúde. EaD em Foco, 2022; 12(2): e1675.

34. SANTOS AMD, et al. Validação de tecnologias educacionais na área da saúde: protocolo de scoping review. Research, Society and Development, 2021; 10(17): e75101724342.

35. SANTOS GMRF, et al. COVID-19: emergency remote teaching and university professors’ mental health. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, 2021; 21(suppl 1): 237-243.

36. SCHICK K, et al. How can communicative competence instruction in medical studies be improved through digitalization? GMS Journal for Medical Education, 2020; 37(6): Doc57.

37. SCHLEGEL C, et al. Learning in virtual space: an intergenerational pilot project. GMS Journal for Medical Education, 2021; 38(2): Doc37.

38. TAMILSELVAN C, et al. Experiences of simulation-based learning among undergraduate nursing students: a systematic review and meta-synthesis. Nurse Education Today, 2023; 121: 105711.

39. WHITTEMORE R e KNAFL K. The integrative review: updated methodology. Journal of Advanced Nursing, 2005; 52(5): 546-553.

40. WIĘCH P, et al. Use of selected telemedicine tools in monitoring quality of in-hospital cardiopulmonary resuscitation: a prospective observational pilot simulation Study. Medical Science Monitor, 2019; 25: 2520-2526