Tecnologia educacional digital para o cuidado em saúde
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Resumo
Objetivo: Identificar e analisar as tecnologias educacionais digitais e suas implicações para o cuidado em saúde. Métodos: Revisão integrativa da literatura fundamentada nas cinco etapas de Whittemore e Knafl. Foram realizadas buscas em 13 bases de dados por artigos originais, publicados entre 2018 e 2023, em inglês, português e espanhol, que respondessem as questões norteadoras: “Quais tecnologias educacionais digitais estão sendo empregadas pela equipe de saúde para o ensino e capacitação de seus pares? E quais são as implicações dessas tecnologias educacionais digitais para o cuidado em saúde?”. Resultados: Foram selecionados 11 artigos para compor a revisão, cuja análise dos dados emergiu em duas categorias. Nestas foram descritos os benefícios e as barreiras associadas ao e-learning e à simulação em saúde, bem como foram apresentadas as suas implicações para o cuidado em saúde. Considerações finais: Os resultados permitem afirmar que tanto o e-learning quanto as simulações desempenham um papel vital na educação e capacitação dos profissionais de saúde. Conclui-se, portanto, que a integração das tecnologias educacionais digitais no processo educacional não apenas fortalece a formação dos profissionais de saúde, mas também promove a adoção de boas práticas nos espaços de saúde, contribuindo para uma assistência mais segura e eficaz.
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