Validação de tecnologia educacional para o diagnóstico oportuno do HIV na Atenção Primária à Saúde

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Mariana Érica da Silva Paixão
Maria Eduarda Figueiredo Silva
Nara Ramyse Dantas de Medeiros
Danielle Samara Tavares de Oliveira Figueirêdo
Édija Anália Rodrigues de Lima
Luana Carla Santana Ribeiro

Resumo

Objetivo: Desenvolver e validar uma tecnologia educacional, do tipo guia de orientações, para o diagnóstico oportuno da infecção pelo HIV, direcionada aos profissionais da Atenção Primária à Saúde. Métodos: Estudo metodológico, realizado em três etapas: revisão da literatura; construção do guia; validação de conteúdo e de semântica do guia por juízes-especialistas. A coleta dos dados ocorreu de agosto a setembro de 2023, com 13 juízes-especialistas da área da saúde e 5 de outras áreas, totalizando 18 juízes, utilizando-se um questionário on-line. Para análise das respostas dos juízes-especialistas da área da saúde e de outras áreas, utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo e o Escore SAM, respectivamente. Resultados: O Guia validado apresenta 92 páginas, divididas em 7 capítulos, abordando estratégias para o diagnóstico oportuno da infecção pelo HIV e recomendações práticas, apresentando IVC global de 0,92 e Escore SAM variando de 22 a 26 pontos. Conclusão: A tecnologia foi considerada válida quanto ao conteúdo e aparência segundo juízes- especialistas. Espera-se que o guia contribua para a melhoria da assistência dos profissionais da Atenção Primária na promoção do diagnóstico oportuno da infecção nas Comunidades.

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Como Citar
PaixãoM. Érica da S., SilvaM. E. F., MedeirosN. R. D. de, FigueirêdoD. S. T. de O., Lima Édija A. R. de, & RibeiroL. C. S. (2024). Validação de tecnologia educacional para o diagnóstico oportuno do HIV na Atenção Primária à Saúde. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(12), e17881. https://doi.org/10.25248/reas.e17881.2024
Seção
Artigos Originais

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