Conhecimento de gestantes acerca do diabetes mellitus gestacional e a efetividade da educação em saúde no pré-natal
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Resumo
Objetivo: Avaliar o conhecimento de gestantes sobre Diabetes Mellitus Gestacional (DMG) e a efetividade da educação em saúde no pré-natal. Métodos: Estudo transversal analítico quantitativo, realizado em Unidades Básicas de Saúde com gestantes. Aplicou-se questionário com variáveis sociodemográficas, perfil gestacional, efetividade da educação em saúde, conhecimento do DMG (adaptação do Diabetes Knowledge Questionnaire). Os dados foram analisados no STATA 14.0, utilizando-se do teste Chi-quadrado para avaliar diferenças entre níveis de conhecimento. Resultados: Participaram 269 gestantes, a maioria entre 23 e 31 anos (44,76%), ensino médio completo (70,26%), pardas (60,97%), união estável (36,43%) e renda de 1-3 salários (58,74%). Cerca de 78% alegaram ter ouvido falar no DMG, mas 52,79% não sabem o que é e 60,59% não sabem suas complicações. A média de consultas foi 5, onde 63,20% foram orientadas e 86,25% não participaram de ações de educação em saúde. Notou-se que a maioria daquelas com elevado nível tinham ensino superior completo (p=0,001), casadas (p<0,001), tinham renda maior que 3 salários (p=0,008), realizaram 6 ou mais consultas (p=0,001) e foram orientadas no pré-natal (p=0,004). Conclusão: As gestantes possuem baixo nível de conhecimento sobre o DMG e algumas características socioeconômicas e de qualidade do pré-natal estão associadas ao nível de conhecimento.
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