Tecnologia educacional para estudantes de enfermagem sobre medidas efetivas de prevenção na lesão por pressão em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal
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Resumo
Objetivo: elaborar e validar o vídeo educativo para estudantes de Enfermagem acerca das medidas efetivas de prevenção na Lesão por Pressão (LPP) em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Métodos: realizou-se a construção e validação do roteiro (storyboard) por 22 juízes especialistas e validação da aparência, através do Índice de Validade de Conteúdo (IVC); e por oito estudantes de enfermagem (público-alvo), através do questionário adaptado Suitability Assessment of Materials. Para análise dos dados, além do IVC, o teste binomial foi aplicado para avaliar se existiram diferenças estatisticamente significativas entre a opinião dos juízes. Para o storyboard foi realizado um recorte temporal da literatura entre 2013 e 2023, com a incidência de LPP em neonatos em UTIN, revisão teórica sobre a pele dos recém-nascidos (RN), definição, fatores de risco e medidas preventivas de LPP. Resultados: com 7 minutos e 51 segundos o vídeo foi validado por juízes especialistas e pelo público-alvo, contemplando o objetivo do conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre os fatores de risco, medidas preventivas e efetivas na prevenção de LPP em UTIN. Conclusão: tecnologias educativas auxiliam o conhecimento acerca dos fatores de risco e medidas preventivas efetivas no desenvolvimento de LPP em UTIN.
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