Tecnologia educacional para estudantes de enfermagem sobre medidas efetivas de prevenção na lesão por pressão em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

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Danielle Mota Bastos
Patrícia Maria de Oliveira Andrade Araújo
Maria Luísa Corrêa Muniz
Marcela Lourene Correia Muniz
Joana D’arc Lyra Batista
Suzana Santos da Costa
Hákilla Pricyla de Jesus Souza
Marilene Cordeiro do Nascimento
José Alex Alves dos Santos
Flávia Patrícia Morais de Medeiros

Resumo

Objetivo: elaborar e validar o vídeo educativo para estudantes de Enfermagem acerca das medidas efetivas de prevenção na Lesão por Pressão (LPP) em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Métodos: realizou-se a construção e validação do roteiro (storyboard) por 22 juízes especialistas e validação da aparência, através do Índice de Validade de Conteúdo (IVC); e por oito estudantes de enfermagem (público-alvo), através do questionário adaptado Suitability Assessment of Materials. Para análise dos dados, além do IVC, o teste binomial foi aplicado para avaliar se existiram diferenças estatisticamente significativas entre a opinião dos juízes. Para o storyboard foi realizado um recorte temporal da literatura entre 2013 e 2023, com a incidência de LPP em neonatos em UTIN, revisão teórica sobre a pele dos recém-nascidos (RN), definição, fatores de risco e medidas preventivas de LPP. Resultados: com 7 minutos e 51 segundos o vídeo foi validado por juízes especialistas e pelo público-alvo, contemplando o objetivo do conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre os fatores de risco, medidas preventivas e efetivas na prevenção de LPP em UTIN. Conclusão: tecnologias educativas auxiliam o conhecimento acerca dos fatores de risco e medidas preventivas efetivas no desenvolvimento de LPP em UTIN.

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Como Citar
BastosD. M., AraújoP. M. de O. A., MunizM. L. C., MunizM. L. C., BatistaJ. D. L., CostaS. S. da, SouzaH. P. de J., NascimentoM. C. do, SantosJ. A. A. dos, & MedeirosF. P. M. de. (2025). Tecnologia educacional para estudantes de enfermagem sobre medidas efetivas de prevenção na lesão por pressão em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 25, e18042. https://doi.org/10.25248/reas.e18042.2025
Seção
Artigos Originais

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