Impacto da formação acadêmica na qualidade de vida de estudantes de medicina

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Clara Bianca de Souza Barreto
Tatiane Pires de Oliveira Andrade
Daiane Correia Leal
Fábio Alves de Souza
Lainara Hanna Bastos da Silva Menezes
Jociele de Souza Gloeden
Oldemi Saldanha dos Santos Júnior
Laiany Theodoro Souza
Alana Maria Alves da Silva Oliveira
Leandro Dobrachinski

Resumo

Objetivo: Investigar o impacto da formação acadêmica na qualidade de vida dos estudantes de medicina. Métodos: Estudo descritivo-transversal realizado com 448 acadêmicos de uma instituição na região oeste da Bahia entre 2021 e 2023. Foram utilizados questionários sociodemográficos e o Whoqol-Bref para avaliação da qualidade de vida. As variáveis categóricas foram analisadas com os testes Qui-Quadrado de Pearson e as contínuas ANOVA. O nível de significância adotado foi de 5%. Resultados: Os escores médios de qualidade de vida indicaram uma neutralidade em todos os domínios avaliados: físico (59,84), psicológico (58,29), relações sociais (69,72) e ambiente (65,39). Os resultados destacam que os estudantes estão na "região de indefinição", sem estarem satisfeitos nem insatisfeitos com suas condições de vida, revelando espaço significativo para melhorias. Conclusão: A formação acadêmica impacta consideravelmente a qualidade de vida dos estudantes de medicina, especialmente nos domínios físico e psicológico, sugerindo a necessidade de intervenções para melhorar o bem-estar e reduzir o estresse durante o curso.

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Como Citar
BarretoC. B. de S., AndradeT. P. de O., LealD. C., SouzaF. A. de, MenezesL. H. B. da S., GloedenJ. de S., Santos JúniorO. S. dos, SouzaL. T., OliveiraA. M. A. da S., & DobrachinskiL. (2024). Impacto da formação acadêmica na qualidade de vida de estudantes de medicina. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(8), e18128. https://doi.org/10.25248/reas.e18128.2024
Seção
Artigos Originais

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