O uso das tecnologias da informação e comunicação na prática de monitoria em enfermagem

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Vanuza Raquel de Lima
Ana Gedália Dias Ribeiro
Fernanda Mirelly dos Santos Paiva
Samantha Guerrero Soares
Késsya Dantas Diniz
Kátia Regina Barros Ribeiro

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência de discentes de enfermagem como monitoras das disciplinas de Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem, Enfermagem Clínica e Cirúrgica e Enfermagem em Cuidados Críticos, ao utilizar às mídias sociais, enquanto ferramenta da tecnologia da informação e comunicação, na educação e formação dos discentes do curso de graduação de enfermagem. Relato de experiência: Durante a monitoria de estudantes de enfermagem foram utilizadas ferramentas da tecnologia da informação e comunicação enquanto estratégia de ensino, compreendendo a produção de posts científicos, aprendizagem baseada em problemas, plantão de dúvidas, construção de jogos autorais, além da utilização de casos clínicos, simulações de baixa fidelidade e principalmente a prática simulada. Considerações finais: Durante a atividade foi observado a integração da prática de monitoria tradicional com ferramentas tecnológicas, utilizando-se de dinâmicas acessíveis e interativas, o que resultou em uma maior adesão ao projeto e aprendizagem do discente. Avaliando a importância da comunicação na sociedade atual bem como, o papel primordial da informação, percebe-se a necessidade de incluir, no processo de aprendizagem, atividades de ensino mediado pelas tecnologias de comunicação e informação.

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Como Citar
LimaV. R. de, RibeiroA. G. D., PaivaF. M. dos S., SoaresS. G., DinizK. D., & RibeiroK. R. B. (2025). O uso das tecnologias da informação e comunicação na prática de monitoria em enfermagem. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 25, e18219. https://doi.org/10.25248/reas.e18219.2025
Seção
Relatos de Experiência

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