Integração ensino-serviço como promotora de cuidados à saúde do homem na região Xingu, Pará

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Bruno Ricardo Leite Barboza
Caio Vinícius Soares da Silva
Gabriele Lima de Lucena
Emanuele Abenassif de Souza
Marcelo Monteiro Campelo
Victor Matheus Aranha Monteiro dos Santos Curuaia
Tonete dos Santos Meireles
Rosiane Luz Cavalcante
Ilka Lorena de Oliveira Farias
Jordy Alexandro Umbuzeiro Leite

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência de uma ação promovida por acadêmicos de uma escola médica na promoção da saúde do homem em uma Unidade Básica de Saúde em um município na Região Xingu. Relato de experiência: A ação teve como premissa captar homens acima de dezoito anos de idade para usufruírem de serviços básicos oferecidos pela Unidade de Saúde da Família, além de construir um momento de educação em saúde sobre a primordialidade da adesão do homem a esses cuidados no cotidiano. Foram organizadas três estações para que os homens, após concordarem em participar, entrassem e fossem atendidos pelos discentes envolvidos. Tais locais ofereciam serviços como aferição de pressão arterial e de medidas antropométricas, para verificação de risco cardiovascular, bem como realização de testes rápidos, com o fito de rastrear possíveis Infecções Sexualmente Transmissíveis. Os alunos também realizavam perguntas sobre o histórico clínico do indivíduo, além de orientarem sobre os cuidados em saúde, apoiados por um panfleto desenvolvido pelo grupo. Considerações finais: A ação proporcionou à comunidade local um estímulo ao acompanhamento da saúde individual, além de trazer aos acadêmicos uma experiência como protagonistas na condução do evento em questão, exercitando habilidades técnicas e de comunicação.

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Como Citar
BarbozaB. R. L., SilvaC. V. S. da, LucenaG. L. de, SouzaE. A. de, CampeloM. M., Santos CuruaiaV. M. A. M. dos, MeirelesT. dos S., CavalcanteR. L., FariasI. L. de O., & LeiteJ. A. U. (2024). Integração ensino-serviço como promotora de cuidados à saúde do homem na região Xingu, Pará. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(10), e18280. https://doi.org/10.25248/reas.e18280.2024
Seção
Relatos de Experiência

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