Percepção dos idosos brasileiros sobre as repercussões da infodemia da covid-19: um estudo multicêntrico

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Alinne Nogueira Silva Coppus
Georgery Ciceron
Maristela Cabral de Freitas Guimarães
Ethelanny Panteleao Leite Almeida
Patricia Rodrigues Braz
Regina Consolação dos Santos
Flávia Prado Rocha
Suellen de Souza Barbosa
Ricardo Bezerra Cavalgante

Resumo

Objetivo: Descrever o perfil de exposição às informações sobre covid-19 e as percepções dos idosos brasileiros sobre as repercussões da infodemia da covid-19. Métodos: Estudo transversal, exploratório, realizado com 3.307 idosos brasileiros. Os dados foram coletados por web-based survey, via redes sociais e e-mail, entre julho de 2020 e março de 2021. A análise foi realizada por estatística descritiva com auxílio do software SPSS. O estudo foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Resultados: A maioria dos idosos estava na faixa etária de 60 a 64 anos (38,9%) e eram do sexo feminino (68,4%). Para acessar informações sobre covid-19, os idosos utilizaram mais a televisão (81,1%) e as redes sociais (58,8%). No que concerne às percepções sobre as repercussões das informações sobre covid-19, a conscientização foi a repercussão mais percebida mediante a exposição às informações veiculadas por meio da televisão (45,9%) redes sociais (43,0%). O medo esteve dentre as repercussões mais percebidas ao receber notícias sobre número de óbitos pela covid-19 na televisão (37,4%) e o estresse (25,1%) ao receber notícias falsas sobre covid-19 na televisão. Conclusão: A infodemia suscitou sentimentos de estresse e medo, no entanto, informações confiáveis e acessíveis são importantes para maior conscientização da população.

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Como Citar
CoppusA. N. S., CiceronG., GuimarãesM. C. de F., AlmeidaE. P. L., BrazP. R., SantosR. C. dos, RochaF. P., BarbosaS. de S., & CavalganteR. B. (2025). Percepção dos idosos brasileiros sobre as repercussões da infodemia da covid-19: um estudo multicêntrico. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 25, e18347. https://doi.org/10.25248/reas.e18347.2025
Seção
Artigos Originais

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