Capacitação em primeiros socorros para alunos e professores de instituições de ensino público na região do Xingu
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Relatar atividades desenvolvidas em um projeto de extensão sobre primeiros socorros para alunos e professores de ensino público na região do Xingu, e a importância dessa capacitação na formação acadêmica desses alunos. Relato de experiência: O projeto de extensão foi executado por professores e acadêmicos da faculdade de medicina, na região do Xingu, por meio de ações de educação em saúde intervencionista sobre primeiros socorros, tendo como local de aplicação duas escolas municipais, o público-alvo consistia em alunos de ensino fundamental e docentes das escolas matriculados na rede de ensino. Considerações finais: A realização das intervenções do projeto de extensão possibilitou instruir e orientar o público-alvo a respeito de ações básicas envolvidas no atendimento em PS, no reconhecimento dos cenários, chamado por ajuda e controle da situação sem o agravamento do estado de saúde da vítima ou viabilização de riscos de vida.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https ://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acessado em: 14 de maio de 2024.
3. BRASIL. Lei Nº 13.722, de 4 de outubro de 2018. Capacitação em noções básicas de Primeiros Socorros de professores e funcionários. Disponível em: http ://www.planalto. gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13722.htm. Acessado em: 04 de maio de 2024.
4. BRASIL. Projeto de Lei nº 2822, de 04 de setembro de 2015. São Paulo, 2015. Disponível em: http ://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1950-1969/l2822.htm. Acessado em: 04 de maio de 2024.
5. CABRAL CCO, et al. Quality of life of nurses from the mobile emergency care service. Texto & Contexto - Enfermagem, 2020; 29: 20180100.
6. CABRAL EV e OLIVEIRA MDFA. Primeiros socorros na escola: conhecimento dos professores. Revista Práxis, 2019; 11: 97-106.
7. CRUZ KBD, et al. Intervenções de educação em saúde de primeiros socorros, no ambiente escolar: uma revisão integrativa. Enfermería Actual de Costa Rica, 2021; 40.
8. DORNELLES NS e TAUCEDA KC. Educação em saúde, docência e aprendizagem significativa: uma revisão sistemática. Observatório de la economía latinoamericana, 2024; 6: 5418.
9. FERREIRA MGN, et al. O leigo em primeiros socorros: Uma revisão integrativa. Revista de ciências da saúde nova esperança, 2017; 15: 12-20.
10. FIOCRUZ. Manual de Primeiros Socorros. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 206.
11. GENESINI G, et al. Primeiros socorros na educação infantil: percepção dos educadores. Research, Society and Development, 2021; 10: 5210111279.
12. GOMES LMX, et al. Análise do conhecimento sobre primeiros socorros de professores de escolas públicas. Cadernos de Ciência e Saúde. Enfermagem e Farmácia. Montes Claros, Faculdades Santo Agostinho, 2011; 1: 57-64.
13. GRIMALDI MRM, et al. A escola como espaço para aprendizado sobre primeiros socorros. Rev Enferm UFSM, 2020; 10: 1-15.
14. MELLO KC. et al. Metodologias educativas na aprendizagem de primeiros socorros em escolas: Revisão de Escopo. REME-Revista Mineira de Enfermagem, 2023; 27.
15. MORENO SHR e FONSECA JPS. A importância das oficinas de primeiros socorros após implantação da lei Lucas: a vivência de um colégio. Brazilian Journal of Health Review, 2021; 4: 4661-4674.
16. PERGOLA AM e ARAUJO IEM. O Leigo em Situações de Emergência. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 2008; 42: 769-775.
17. RIBEIRO TLS, et al. Primeiros Socorros: Conhecimento dos professores de Ensino Fundamental I do município de Quixadá em emergências no ambiente escolar. Mostra Interdisciplinar do curso de Enfermagem, 2019; 3: 1.
18. SANTOS NS, et al. Percepção de alunos do ensino médio sobre primeiros socorros. Research Society and Development, 2021; 10: 15110715465.
19. SOARES MC e MAGALHÃES CM. Promoção da saúde nas escolas: estudo para contribuição do SAMU com as ações propostas pelas escolas promotoras da saúde. Sinapse Múltipla, 2012; 1: 81-93.
20. VENDRUSCOLO C, et. al. Implication of the training ad continuing education process for the interprofessional performance. Revista Brasileira de Enfermagem, 2020; 73: 20180359.