A importância da formação interprofissional na saúde pública
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Resumo
Objetivo: O estudo objetivou mapear as evidências sobre a educação interprofissional (EIP) em saúde, além identificar sua importância e dificuldade de implementação na graduação. Métodos: Seguiu-se as etapas propostas por Joanna Briggs. Na construção da pergunta norteadora usou-se a estratégia população, conceito e contexto ao apresentar explicitamente o conceito de EIP em saúde e suas características, mediado pela seguinte questão norteadora: Quais as evidências científicas disponíveis. Os bancos de dados utilizados foram o Pubmed, LILAC, Scielo, Embase, Web of Science, Scopus, e os artigos foram classificados segundo o modelo adaptado de Kirkpatrick. Foram identificados 252 estudos, sendo que 14 atenderam os critérios de elegibilidade. Resultados: O estudo mostrou que as atividades de EIP modificam as competências colaborativas individuais e coletivas no ensino da atenção primária. Conclusão: A análise revelou que ainda existem obstáculos na EIP, principalmente devido a uma compreensão inadequada do conceito de educação interprofissional. Além disso, as estratégias atuais para o processo interprofissional são insuficientes e há lacunas notáveis sobre EIP no contexto da COVID-19.
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