A importância da formação interprofissional na saúde pública

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Masakazu Lavandoski Iida
Anthony Matheus dos Santos Gomes
Cássio Rodrigo Silva Lima
Felipe Ewerton Gonçalves da Silva
Giovanna Olinda de Vasconcelos Dias
Leonardo Gouvêa de Oliveira
Luana Nóbrega dos Santos
Rafael Herênio Franco
Thayse Moraes de Moraes
Rosiane Pinheiro Rodrigues

Resumo

Objetivo: O estudo objetivou mapear as evidências sobre a educação interprofissional (EIP) em saúde, além identificar sua importância e dificuldade de implementação na graduação. Métodos: Seguiu-se as etapas propostas por Joanna Briggs. Na construção da pergunta norteadora usou-se a estratégia população, conceito e contexto ao apresentar explicitamente o conceito de EIP em saúde e suas características, mediado pela seguinte questão norteadora: Quais as evidências científicas disponíveis. Os bancos de dados utilizados foram o Pubmed, LILAC, Scielo, Embase, Web of Science, Scopus, e os artigos foram classificados segundo o modelo adaptado de Kirkpatrick. Foram identificados 252 estudos, sendo que 14 atenderam os critérios de elegibilidade. Resultados: O estudo mostrou que as atividades de EIP modificam as competências colaborativas individuais e coletivas no ensino da atenção primária. Conclusão: A análise revelou que ainda existem obstáculos na EIP, principalmente devido a uma compreensão inadequada do conceito de educação interprofissional. Além disso, as estratégias atuais para o processo interprofissional são insuficientes e há lacunas notáveis sobre EIP no contexto da COVID-19.

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Como Citar
IidaM. L., GomesA. M. dos S., LimaC. R. S., SilvaF. E. G. da, DiasG. O. de V., OliveiraL. G. de, SantosL. N. dos, FrancoR. H., MoraesT. M. de, & RodriguesR. P. (2025). A importância da formação interprofissional na saúde pública. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 25, e18375. https://doi.org/10.25248/reas.e18375.2025
Seção
Revisão Bibliográfica

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