Terapia Cognitivo-Comportamental como Intervenção de Educação Emocional em Crianças do Ensino Fundamental I

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rebeca de Farias Alves
Luiza Sá Leitão Torres Ferreira
Rosângela Ricardo Vieira
Ana Flávia da Cunha Santos Rêgo

Resumo

Objetivo: Analisar a terapia cognitivo-comportamental como suporte na aprendizagem de emoções nas crianças de 6 a 10 anos, correspondentes ao ensino fundamental I. Métodos: Utilizando uma revisão integrativa, o estudo analisou diversos artigos selecionados a partir de bases de dados como BVS, LILACS, e SciELO, seguindo critérios rigorosos de inclusão e exclusão, sendo selecionados estudos dos últimos cinco anos, em inglês, disponíveis completos e gratuitos. Resultados: Foram analisados onze artigos e foi identificado suas intervenções e separadas em temáticas em comum. Os resultados mostraram que a identificação precoce e o manejo adequado das emoções são essenciais para o amadurecimento das crianças, impactando diretamente sua capacidade de realizar ações cotidianas. As limitações dos estudos analisados incluíram tamanhos amostrais pequenos, dependência de autorrelatos, e falta de acompanhamento a longo prazo. Assim, é sugerido, a partir das limitações, a necessidade de futuros estudos utilizarem ensaios controlados randomizados, incluindo dados observacionais e amostras mais heterogêneas. Considerações Finais: Por fim, é importante reforçar a importância de ampliar a diversidade das amostras e comprovar a assertividade das intervenções baseadas na TCC, garantindo a acessibilidade e eficácia em diferentes contextos sociais e culturais, incluindo mais estudos nacionais.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
AlvesR. de F., FerreiraL. S. L. T., VieiraR. R., & RêgoA. F. da C. S. (2024). Terapia Cognitivo-Comportamental como Intervenção de Educação Emocional em Crianças do Ensino Fundamental I. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(12), e18415. https://doi.org/10.25248/reas.e18415.2024
Seção
Revisão Bibliográfica

Referências

1. ALSEM SC, et al. Treating children's aggressive behavior problems using cognitive behavior therapy with virtual reality: A multicenter randomized controlled trial. Child Development, 2023.

2. AMARAL E, et al. Terapia cognitivo-comportamental com crianças. Anais do 17º Encontro Científico Cultural Interinstitucional, Paraná, 2019.

3. BECK JS. Terapia cognitivo-comportamental. Artmed Editora, 2013; 367.

4. ⁠BRUIJNIKS SJE, et al. Direct effects of cognitive therapy skill acquisition on cognitive therapy skill use, idiosyncratic dysfunctional beliefs, and emotions in distressed individuals: An experimental study. Journal of Behavior Therapy and Experimental Psychiatry, 2020.

5. ⁠BURUGER F, et al. Natural language processing for cognitive therapy: Extracting schemas from thought records. PLoS ONE, 2021; 16(10): e0258845.

6. ⁠CASELLA CB, et al. Brief internet-delivered cognitive-behavioural intervention for children and adolescents with symptoms of anxiety and depression during the COVID-19 pandemic: A randomised controlled trial protocol. BMC Psychiatry, 2022.

7. ⁠DA SILVA AC, LEAL AL. A importância da educação emocional e sua aplicabilidade na vida cotidiana de alunos do ensino fundamental II. Editora Realize, 2017; 198.

8. ⁠DAVIS JP, et al. Emotional awareness predicts specific cognitive-behavioral therapy outcomes for anxious youth. Child Psychiatry & Human Development, 2019.

9. ⁠DOPFNER M, et al. Affective dysregulation in childhood - optimizing prevention and treatment: Protocol of three randomized controlled trials in the ADOPT study. BMC Psychiatry, 2019.

10. ⁠ESSAU CA, et al. Evaluating the real-world effectiveness of a cognitive behavior therapy-based transdiagnostic program for emotional problems in children in a regular school setting. Journal of Affective Disorders, 2019.

11. ⁠FERREIRA WJ. Regulação emocional em terapia cognitivo-comportamental. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, 2020; 5(9): 618-630.

12. ⁠FURLAN NP, DELLA MÉA CP. Percepção de professores sobre um programa de educação emocional: Um estudo qualitativo. Revista Brasileira de Educação, 2024; 29: e290001.

13. ⁠GRECUCCI A, et al. A dual route model for regulating emotions: Comparing models, techniques, and biological mechanisms. Frontiers in Psychology, 2020.

14. ⁠HELLAND SS, et al. Exploring the mechanisms in cognitive behavioural therapy for anxious children: Does change in emotion regulation explain treatment effect? Prevention Science, 2023.

15. ⁠LATORRACA COC, et al. Busca em bases de dados eletrônicas da área da saúde: Por onde começar. Diagn Tratamento, 2019; 24(2): 59-63.

16. ⁠LEBOWITZ ER, et al. Moderators of response to child-based and parent-based child anxiety treatment: A machine learning-based analysis. The Journal of Child Psychology and Psychiatry, 2021.

17. MENDES KDS, SILVEIRA RCP, GALVÃO CM. Revisão integrativa: Método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto-Enfermagem, 2008; 17: 758-764.

18. MOREIRA H, et al. Study protocol for a randomized controlled trial testing the efficacy of Emotion Detectives In-Out: A blended version of the unified protocol for transdiagnostic treatment of emotional disorders in Portuguese children. BMC Psychology, 2024.

19. MOWBRAY PK, WILKINSON A, TSE HHM. An integrative review of employee voice: Identifying a common conceptualization and research agenda. International Journal of Management Reviews, 2015; 17(3): 382-400.

20. ORGILÉS M, et al. Effectiveness of a transdiagnostic computerized self-applied program targeting children with emotional problems: A randomized controlled trial. Journal of Affective Disorders, 2023.

21. ⁠QUINTANILHA BA. Inteligência Emocional e Saúde Mental no Ensino Fundamental: as contribuições do filme Divertida Mente. Monografia de conclusão do curso de Ciências Biológicas - Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes da UFRJ, Rio de Janeiro, 2021.

22. RÊGO CCAB, ROCHA NMF. Avaliando a educação emocional: Subsídios para um repensar da sala de aula. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 2009; 17(62): 135-152.

23. SOARES CB, et al. Integrative review: Concepts and methods used in nursing. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 2014; 48: 335-345.

24. SOURANDER A, et al. Cultural adaptation, content, and protocol of a feasibility study of school-based “Let’s learn about emotions” intervention for Finnish primary school children. Frontiers in Psychology, 2024.

25. SOUZA MT, et al. Integrative review: What is it? How to do it? Einstein (São Paulo), 2010; 8: 102-106.