Estratégias de educação permanente no contexto hospitalar
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Resumo
Objetivo: Levantar estratégias de educação permanente para o contexto hospitalar. Métodos: Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, que utilizou a estratégia PICO e o Método Prisma. Buscaram-se artigos publicados em inglês, português e espanhol entre os anos de 2014 e 2023 nas seguintes bases de dados: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) e Base de Dados em Enfermagem (Bdenf). Os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) empregados foram: Estratégia de Educação Permanente, Educação Continuada Multidisciplinar, Educação Permanente Hospitalar, Educação Interprofissional. Resultados: Após aplicação dos critérios de exclusão, o estudo foi realizado com 06 artigos, que evidenciaram diversas abordagens de ensino, afim alcançar estratégias pedagógicas que proporcionem a participação de todos os profissionais. As metodologias ativas apareceram como estratégias de Educação Permanente, trazendo processo educativo crítico, problematizador e reflexivo, com base no cotidiano. Apresentaram estratégias expositivas, associadas a dinâmicas lúdicas e atividades práticas, como rodas de conversa e práticas pedagógicas que proporcionam troca de saberes entre os profissionais. Considerações finais: Os estudos demostraram que a aplicação da educação permanente em saúde constitui-se uma ferramenta aliada ao desenvolvimento das competências profissionais e colaboram significativamente com os gestores no contexto hospitalar.
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