Ações de educação em saúde para pessoas afetadas pela hanseníase
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Resumo
Objetivo: Mapear e analisar as produções de conhecimento nacional e internacional sobre ações de educação em saúde voltadas para pessoas afetadas pela hanseníase. Métodos: Trata-se de scoping review, realizada através de uma busca exploratória nas bases de dados, onde os termos foram encontrados conforme a estratégia PCC, sendo incluídos o descritor e termos alternativos, conforme apresentado: Leprosy, Health Education, Educational Technology, Health Technology. Resultados: Foram evidenciados 1.809 nas bases de dados e literatura cinzenta, após as etapas de seleção e elegibilidade, incluíram-se um total de 22 publicações. A análise das intervenções educativas para pessoas afetadas pela hanseníase revela uma rica diversidade de estratégias e abordagens que têm sido implementadas em diferentes contextos ao redor do mundo. Esses estudos oferecem insights sobre a eficácia dessas ações e destacam as áreas que ainda necessitam de desenvolvimento. Através dessa revisão é possível compreender que para enfrentar a hanseníase de maneira mais eficaz, é essencial adotar uma abordagem multifacetada que combine tecnologias educativas, intervenções comunitárias e campanhas anti-estigma. Considerações finais: A inovação contínua é essencial para enfrentar os desafios emergentes e aprimorar as estratégias de educação em saúde para a hanseníase.
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