Prevalência de transtornos mentais comuns em acadêmicos da área da saúde de uma universidade pública de Goiânia – Goiás

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Joyce Lara Andrade
Kesly Matheus Silva Jales
Andreia Juliana Rodrigues Caldeira
Flávio Monteiro Ayres
Robson Emiliano José de Freitas
Jaqueline Gleice Aparecida de Freitas

Resumo

Objetivo: Descrever a prevalência dos transtornos mentais comuns em acadêmicos da área da saúde, bem como os fatores sociodemográficos e hábitos de vida que interferem na saúde mental. Métodos: Foi realizada uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa, com acadêmicos dos cursos de fisioterapia, educação física e biomedicina da Universidade Estadual de Goiás, que responderam sobre dados sociodemográficos, saúde física, hábitos de vida e o Self-Reporting Questionnaire para avaliar o transtorno mental comum. Resultados: A amostra foi composta por 75,2% do sexo feminino e 24,8% do sexo masculino, com faixa etária entre 17 e 23 anos, formada por maioria heterossexual e cristã. Representada por maior parte do curso de fisioterapia, seguido pelo curso de Educação Física e Biomedicina. A prevalência de Transtorno Mental Comum foi de 71,43% e os principais sintomas de transtorno mental comum relatados foram: medo, choro, infelicidade, nervosismo, sono ruim, cansaço, dificuldade de pensar com clareza e pensamento de acabar com a própria vida. Conclusão: Conhecer o perfil acadêmico pode representar uma ferramenta importante para a formulação de estratégias preventivas de saúde mental, dada a multiplicidade de fatores de risco que propiciam o surgimento de transtornos mentais comuns.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
AndradeJ. L., JalesK. M. S., CaldeiraA. J. R., AyresF. M., FreitasR. E. J. de, & FreitasJ. G. A. de. (2025). Prevalência de transtornos mentais comuns em acadêmicos da área da saúde de uma universidade pública de Goiânia – Goiás. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 25, e18505. https://doi.org/10.25248/reas.e18505.2025
Seção
Artigos Originais

Referências

1. ABREU, MM, MACEDO, JP. Saúde mental em estudantes de Psicologia de uma instituição pública: prevalência de transtornos e fatores associados. Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, 2021; 24(1).
2. ALMEIDA CB, et al. Reflexões sobre a complexidade de um estilo de vida saudável. Avances en Enfermería, 2018; (2)36: 220-229.
3. ALVES ES, et al. Relação entre duração do sono, sintomas depressivos e estresse em pessoas idosas da comunidade. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 2023; 72 (2).
4. AQUINO E, et al. Mulheres das ciências médicas e da saúde e publicações brasileiras sobre Covid-19. Saúde em Debate, 2021;45 (1): 60-72.
5. ARIÑO DO e BARDAGI MP. Relação entre fatores acadêmicos e a saúde mental de estudantes universitários. Revista psicologia em pesquisa, 2018; (12)3.
6. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO SONO (ABS). Semana do Sono. Sono e sonhos melhores para um mundo melhor. 2020. Disponível em: https://absono.com.br/wp-content/uploads/2021/04/Cartilha-Semana-do-Sono-2020.pdf.Acesso em: 2 mai. 2024.
7. BARROS RN, PEIXOTO ALA. Integração ao ensino superior e saúde mental: um estudo em uma universidade pública federal brasileira. Avaliação, Campinas, 2022;(27)3; 609-631.
8. BRASIL. Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Estudantis. V pesquisa nacional de perfil socioeconômico e cultural dos (as) graduandos (as) das IFES. Uberlândia: 2019.
9. BRITO GR, et al. Prevalência de transtornos mentais comuns entre estudantes de Medicina durante a pandemia de Covid-19. Revista Brasileira de Educação Médica,2022; (46)1.
10. CARONE CMM, et al. Fatores associados a distúrbios do sono em estudantes universitários. Caderno de Saúde Pública, 2020; (36)3.
11. CAVALCANTI, LPL, et al. Estudantes que usam drogas: como professores lidam e pensam sobre eles. Psicologia Escolar e Educacional, 2023; (27).
12. DSM-5 - Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, publicado pela American Psychiatric Association (APA), 2022.
13. FERREIRA, DS et al. Risco de suicídio entre acadêmicos de enfermagem de uma universidade pública. Cogitare Enfermagem, 2023; (28).
14. GRANER KM, CERQUEIRA ATAR. Revisão integrativa: sofrimento psíquico em estudantes universitários e fatores associados. Revista Ciência e Saúde Coletiva, 2019; (24)4: 1327-46.
15. GRETHER EO, et al. Prevalência de Transtornos Mentais Comuns entre Estudantes de Medicina da Universidade Regional de Blumenau (SC). Revista Brasileira de Educação Médica, 2019; (43), 276 – 285.
16. GUEDES AF, et al. Prevalência e correlatos da depressão com características de saúde e demográficas de universitários de medicina. Arquivo em Ciêncas da Saúde, 2019; (26)1, 2019.
17. INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Indicadores educacionais: Brasil, 2022. Brasília, DF: INEP. Disponível em: http://www.inep.gov.br. Acesso em: 20 mai. 2024.
18. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÌSTICA (IBGE). Pesquisa nacional de saúde do escolar: 2019. Rio de Janeiro. Disponível em:https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101852.pdf.Acesso em 10 mai.2024.
19. MACIEL FV. Fatores associados à qualidade do sono de estudantes universitários. Ciência & Saúde Coletiva, 2023; (28)4: 1187-1198.
20. MARIUZZO P. Novas cores e contornos na Universidade - o perfil do estudante universitário brasileiro: país avança na inclusão de estudantes no ensino superior, mas políticas públicas precisam de aperfeiçoamentos, especialmente as de permanência. Revista Ciência e Cultura, 2023; (75)1:01-06.
21. MOTTA ICM, et al. Uma Investigação sobre Disfunções Familiares em Estudantes de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica 2019; (43)1.
22. NUNES RD. Transtornos mentais em acadêmicos da área da saúde: uma revisão sistemática da literatura. Brazilian Journal of Development, 2022; (8)6: 48161-48167.
23. OLIVEIRA LR. Estado da arte: vulnerabilidade psicológica em universitários. Revista Educação em Páginas, 2022; (01).
24. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Depression and other common mental disorders: global health estimates. Genebra: OMS, 2017. Disponível em: https://www.who.int//news-room/fact-sheets/detail/adolescent-mental-health. Acesso em: 10 jun. 2024.
25. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Guidelines on Physical Activity and Sedentary Behaviour: at a glance, 2020. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789240015128. Acesso em: 10 jun. 2024.
26. ORGANIZAÇÃO PAN AMERICANA DA SAÚDE – OPAS. 2022. Disponìvel em: https://www.paho.org/pt/serie-fichas-tecnicas-sobre-alcool-e-saude. Acesso em: 13 mai.2024.
27. MELO RA. Perfil socioeconômico, formativo e profissional de estudantes da Licenciatura em Educação do Campo da UFPI. Revista Educação e Pesquisa, 2023; (49).
28. RIBEIRO RJS. Fenômenos psicossomáticos e os sinais no professor universitário; RECIMA 21 – Revista Científica Multidisciplinar, 2023: (4)7.
29. ROCHA IL, et al. Transtornos mentais comuns entre os estudantes do curso de medicina: prevalência e fatores associados. Brazilian Journal of Development, 2020; (6)12: 102989-103000
30. RODRIGUES DS. Prevalência de transtornos mentais comuns e fatores associados em estudantes de uma universidade pública brasileira. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 2022; (30).
31. SCHLITTLER LXC. Prevalência de comportamento suicida em estudantes de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, 2023; (47)3, 2023.
32. SENKEVICS AS, MELLO UM. O perfil discente das universidades federais mudou pós-lei de cotas? Cadernos de Pesquisa, 2019; (49) 172.
33. SEO C, et al. Risk factors for suicidal ideation and suicide attempt among medical students: a meta-analysis. PloS One, 2021; (16)12.
34. SILVA AMS, XIMENES VM. Discussões sobre saúde mental e suporte social entre estudantes universitários. Revista Ciências Humanas, 2022; (15)31.
35. SOUSA FMA, et al. Uso de substâncias psicoativas e rendimento acadêmico de universitários da área de saúde. Cogitare Enfermagem, 2023; (28).
36. TEIXEIRA LAC, et al. Saúde mental dos estudantes de Medicina do Brasil durante a pandemia da coronavirus disease 2019. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 2021; (70)1.
37. TOVANI JBE, et al. Uso de psicotrópicos por acadêmicos da área da saúde: uma análise comparativa e qualitativa. Revista Brasileira de Educação Médica, 2021; (45)3.