Níveis de estresse e estratégias de coping em estudantes de enfermagem no contexto pandêmico
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Resumo
Objetivo: Avaliar os níveis de estresse e as estratégias de coping utilizadas por estudantes de enfermagem no contexto pandêmico. Métodos: Estudo descritivo, realizado com 144 acadêmicos de Enfermagem cujos os dados foram obtidos por meio de um questionário para identificar o perfil sociodemográfico, instrumento de Avaliação do Estresse em Estudantes de Enfermagem (AEEE) e pela escala Coping Orientation to Problems Experienced Brief (Brief COPE). Resultados: A maioria dos estudantes eram do sexo feminino, possuíam idade entre 20 e 24 anos, solteiros, não possuíam filhos, possuíam vínculo empregatício, porém não trabalhavam na área da saúde. Na aplicação do instrumento AEEE, 40,28% apresentaram alto nível de estresse, onde “Atividades teóricas” foi o preditor de maior índice. Na análise das estratégias de coping, “Planejamento” foi a estratégia mais utilizada, seguido da Religião” e da “Reinterpretação positiva”. Este estudo contribui para uma atenção ao uso de metodologias que adaptam ao perfil do aluno no contexto em que se insere, recomenda-se ainda que as instituições do ensino superior acompanhem o estado de saúde mental dos seus estudantes. Conclusão: Os acadêmicos de enfermagem possuem um alto nível de estresse, relacionado principalmente a atividades teóricas. Ademais, durante a pandemia tiveram como principal estratégia de coping o planejamento.
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