Níveis de estresse e estratégias de coping em estudantes de enfermagem no contexto pandêmico

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Márcia Daiane Ferreira da Silva Vieira
Carla Caroline Vieira da Costa
Márcia Teles de Oliveira Gouveia
Ozirina Maria da Costa Martins
Ana Raquel Batista de Carvalho
Maria Carolina da Silva Costa
Marcele Avelino Sousa
Ivana Mayra da Silva Lira
Yndiara Kassia da Cunha Soares

Resumo

Objetivo: Avaliar os níveis de estresse e as estratégias de coping utilizadas por estudantes de enfermagem no contexto pandêmico. Métodos: Estudo descritivo, realizado com 144 acadêmicos de Enfermagem cujos os dados foram obtidos por meio de um questionário para identificar o perfil sociodemográfico, instrumento de Avaliação do Estresse em Estudantes de Enfermagem (AEEE) e pela escala Coping Orientation to Problems Experienced Brief (Brief COPE). Resultados: A maioria dos estudantes eram do sexo feminino, possuíam idade entre 20 e 24 anos, solteiros, não possuíam filhos, possuíam vínculo empregatício, porém não trabalhavam na área da saúde. Na aplicação do instrumento AEEE, 40,28% apresentaram alto nível de estresse, onde “Atividades teóricas” foi o preditor de maior índice. Na análise das estratégias de coping, “Planejamento” foi a estratégia mais utilizada, seguido da Religião” e da “Reinterpretação positiva”. Este estudo contribui para uma atenção ao uso de metodologias que adaptam ao perfil do aluno no contexto em que se insere, recomenda-se ainda que as instituições do ensino superior acompanhem o estado de saúde mental dos seus estudantes. Conclusão: Os acadêmicos de enfermagem possuem um alto nível de estresse, relacionado principalmente a atividades teóricas. Ademais, durante a pandemia tiveram como principal estratégia de coping o planejamento.

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Como Citar
VieiraM. D. F. da S., CostaC. C. V. da, GouveiaM. T. de O., MartinsO. M. da C., CarvalhoA. R. B. de, CostaM. C. da S., SousaM. A., LiraI. M. da S., & SoaresY. K. da C. (2024). Níveis de estresse e estratégias de coping em estudantes de enfermagem no contexto pandêmico. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(10), e18559. https://doi.org/10.25248/reas.e18559.2024
Seção
Artigos Originais

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