Educação em saúde para o autocuidado de pessoas com asma
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Resumo
Objetivo: Identificar orientações para o gerenciamento do autocuidado em pessoas com asma. Métodos: trata-se de uma revisão integrativa onde foi utilizada a estratégia PICo para responder à pergunta: “quais orientações para o autocuidado uma pessoa com asma precisa ter acesso para gerenciar sua condição?”. A revisão foi dividida em seis passos guiada pelo protocolo PRISMA. Os artigos selecionados entre os anos de 2013 e 2023, nos idiomas inglês e português publicados na Medline, ScieLO, BDENF e Scopus. Resultados: Foram selecionados 18 artigos de 4 continentes compilados em três requisitos do autocuidado: os relacionados aos universais com ações direcionadas para manutenção e integridade da vida, requisitos de autocuidado de desenvolvimento associadas a novos eventos de vida e requisitos de autocuidado no desvio de saúde. Os requisitos estão divididos em três categorias: conceito de asma, tipo de tratamento e autogerenciamento da asma e educação para o autocuidado. Considerações finais: As orientações identificadas buscam dar suporte e promover a educação em saúde de pessoas com asma para o autocuidado, com uma abordagem proativa, eficiente no manejo da doença, para uma gestão mais efetiva da condição e, consequentemente, para uma melhor qualidade de vida.
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