Demandas educacionais dos estudantes de nutrição sobre o ensino no contexto clínico hospitalar

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ather Barbosa Figueiredo
Helayni Cristina de Oliveira da Cunha Hartuique
Higson Rodrigues Coelho
Elisangela Cristina Martins da Silva
Gizelle Rodrigues Uchôa
Ilma Pastana Ferreira

Resumo

Objetivo: Identificar as percepções dos acadêmicos de nutrição sobre as demandas educacionais em contextos clínicos hospitalares e desenvolver um produto educacional que auxilie na atuação dos estagiários, visando aprimorar as práticas supervisionadas. Métodos: Estudo exploratório e descritivo, realizado por meio de um questionário estruturado, aplicado a acadêmicos de nutrição. O questionário avaliou a compreensão teórica e as expectativas dos estudantes em relação ao treinamento clínico, focando na identificação de lacunas na formação e nas áreas que necessitam de aprimoramento.Resultados:Os resultados destacam a relevância de os estagiários terem acesso à estrutura hospitalar, incluindo enfermarias, áreas de produção de alimentos e setores administrativos. Isso reforça a importância de uma formação abrangente, que integre aspectos técnicos e éticos, alinhada às necessidades atuais da prática clínica em nutrição. Os achados apontam para uma demanda clara por recursos educacionais que combinem ferramentas práticas e fundamentos teóricos.Conclusão:Os acadêmicos de nutrição reconhecem que os itens avaliados são fundamentais para a construção de um produto educacional eficaz, que auxiliaria no desenvolvimento das competências clínicas exigidas durante o estágio supervisionado. Esse recurso ajudaria a superar as lacunas formativas, promovendo uma integração mais sólida entre teoria e prática, alinhada às demandas atuais da prática nutricional.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
FigueiredoA. B., HartuiqueH. C. de O. da C., CoelhoH. R., SilvaE. C. M. da, UchôaG. R., & FerreiraI. P. (2025). Demandas educacionais dos estudantes de nutrição sobre o ensino no contexto clínico hospitalar. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 25, e18609. https://doi.org/10.25248/reas.e18609.2025
Seção
Artigos Originais

Referências

1. ALEXANDRE NMC, COLUCI MZO. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciência & Saúde Coletiva. 2011; 16(7): 3061-3068.

2. ALMEIDA LR, SOUZA FG. Protocolos e avaliação nutricional: Importância na formação prática dos nutricionistas. Jornal de Nutrição Clínica. 2023; 18(1): 45-58.

3. BATISTA A, NEVES CM, MEIRELES JFF, FERREIRA MEC. Dimensão Atitudinal da Imagem Corporal e Comportamento Alimentar em Graduandos de Educação Física, Nutrição e Estética da Cidade de Juiz de Fora MG. Revista de Educação Física/UEM. 2015; 26(1): 69-77.

4. BAVARESCO AP, et al. Trajetória acadêmica de estudantes de nutrição em uma universidade pública no Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica. 2018; 42(2): 233-240.

5. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CSE nº 5/2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Nutrição. Diário Oficial da União. 2001; Seção 1, p. 39.

6. BRASIL. Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes e dá outras providências. Diário Oficial da União. 2008; Seção 1, p. 248.

7. BRASIL. Conselho Federal de Nutrição. Resolução CFN n. 600, de 25 de fevereiro de 2018. Dispõe sobre a definição das áreas de atuação do nutricionista e suas atribuições, indica parâmetros numéricos mínimos de referência, por área de atuação, para a efetividade dos serviços prestados à sociedade e dá outras providências. 2018. Disponível em: https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/resolucoes/Res.600.2018.htm. Acessado em: 10 de junho de 2024.

8. CARNEIRO MNL, LIMA PS, MARINHO LM, SOUSA MAM. Estado Nutricional de Estudantes Universitários Associados aos Hábitos Alimentares. Revista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica. 2016; 14(2): 84-8.

9. CARVALHO TA, MENDES JR. Ferramentas digitais para estimativas antropométricas na prática nutricional: Necessidades e tendências. Revista Brasileira de Nutrição Clínica. 2022; 19(2): 77-90.

10. CORDEIRO PM. Elaboração de Manual Técnico: “Tratamento Nutricional do Paciente com doença de Alzheimer”. Dissertação (Mestrado em Nutrição). Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2021; 100p.

11. COSTA ME, et al. O papel das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino-aprendizagem do curso de nutrição: uma revisão integrativa. Revista Brasileira de Nutrição Clínica. 2021; 40(1): 45-52.

12. FREITAS JV. Desenvolvimento de um Aplicativo Móvel para Avaliar a Dieta de Crianças Escolares Brasileiras entre 4 e 9 Anos de Idade. Fundação Oswaldo Cruz. 2021; 200p.

13. GOMES RT, MARTINS LA. Diagnóstico nutricional e planejamento de condutas: Habilidades essenciais para estagiários de nutrição. Revista de Nutrição Clínica e Hospitalar. 2023; 21(1): 34-48.

14. MARTINS ES, ISAIA P, SEZINI A. Desenvolvimento de um Aplicativo de Nutrição para Dispositivos Móveis: SmartList. e-scientia. 2021; 13(2): 10-30.

15. OLIVEIRA ML, MARTINS RS. A importância do reconhecimento dos sinais de desnutrição na prática clínica de nutrição. Revista Brasileira de Nutrição Clínica. 2023; 20(4): 99-110.

16. OLIVEIRA FS, PEREIRA AM. A importância das ferramentas digitais na formação de nutricionistas: Cálculo nutricional em tempo real. Jornal de Nutrição e Tecnologia. 2023; 16(4): 112-124.

17. PEREIRA FGF, et al. Construção de um Aplicativo para Ensino de Sinais Vitais. Revista Gaúcha de Enfermagem. 2016; 37(2): 123-130.

18. PEREIRA AM, COSTA TR. A estrutura organizacional e seu impacto na formação dos estagiários de nutrição. Revista de Educação e Saúde. 2021; 22(3): 78-90.

19. SANTOS AC, et al. Importância do estágio curricular obrigatório em nutrição clínica hospitalar: um estudo exploratório. Revista Brasileira de Nutrição Clínica. 2019; 38(3): 211-218.

20. SANTOS EF, TOBAL TM, SANCHES FFZ. Estágio Curricular em Ciências dos Alimentos: Estratégias de Formação no Curso de Graduação em Nutrição de Duas Instituições Federais de Mato Grosso do Sul. INTERAÇÕES. 2022; 23(2): 505-515.

21. SANTOS JP, FERREIRA AL. Triagem nutricional e métodos antropométricos: Aspectos essenciais para a formação dos nutricionistas. Jornal de Nutrição e Saúde. 2022; 17(2): 55-68.

22. SILVA JA, OLIVEIRA MB. A importância da experiência prática na formação de nutricionistas: Uma análise das percepções dos estagiários. Revista Brasileira de Nutrição. 2022; 15(2): 123-135.

23. SILVA AP, REIS CJ. Habilidades de documentação e orientação médica na formação de nutricionistas: Uma análise crítica. Jornal de Nutrição e Saúde Pública. 2022; 19(3): 85-99.

24. SILVA CL, GONÇALVES MR. Ética e prática profissional na nutrição: A importância do código de ética na formação acadêmica. Revista de Ética e Nutrição. 2023; 14(3): 98-105.

25. SILVEIRA EDC, et al. Formação acadêmica em nutrição e sua importância na promoção da saúde pública: um estudo exploratório. Revista Brasileira de Nutrição Clínica. 2020; 35(2): 123-130.

26. SOUZA JC. Divulgação das Práticas de Ensino no Curso de Graduação em Nutrição da UFSC: Uma Proposta para o Fortalecimento da Integração Ensino-Serviço na Atenção Básica do Município de Florianópolis/SC. Centro de Ciências da Saúde, Graduação em Nutrição, 2021; 150p.