Perfil profissional do corpo docente de medicina de uma universidade federal do nordeste brasileiro
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Resumo
Objetivo: Delinear o perfil profissional do corpo docente da graduação em medicina de uma universidade federal do nordeste brasileiro. Métodos: Trata-se de estudo descritivo a partir de pesquisa documental dos currículos Lattes de todos os docentes (n=60). Foram incluídos os currículos cuja última atualização ocorreu em 2023. As categorias analisadas incluem sexo, curso de graduação, titulação, tempo na docência, orientações de trabalho de conclusão de curso e de iniciação científica, projetos de pesquisa e de extensão. A publicação em periódicos foi analisada em função do Qualis Periódicos. Os dados extraídos dos currículos foram tabulados no software Microsoft Excel e a análise estatística univariada foi realizada no software IBM SPSS Statistics. Resultados: Apenas 74% dos docentes (n=44) atenderam ao critério de inclusão. 52,3% dos docentes é do sexo feminino e 54,5% cursaram medicina. A maioria tem mestrado (75%) e doutorado (59,1%), e em média, a experiência na docência é de 12,8 anos. Ao longo de quatro anos, os docentes foram autores de 263 publicações, sendo o Qualis mais frequente o B1 (22,1%). Conclusão: Nota-se perfis distintos entre professores médicos e não médicos, com maior atuação universitária por parte dos não médicos.
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