Docentes e metodologias na educação médica

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Abrão José Melhem Junior
Fernanda Cestaro Prado Cortez
Felipe Dunin dos Santos
Celso Nilo Didoné Filho
David Livingstone Alves Figueiredo

Resumo

Objetivo: integrar o processo de formação docente e metodologias na educação médica. Revisão bibliográfica: O ensino da Medicina incorpora o método científico à função social do médico e necessita incluir questões humanistas e éticas. O professor de Medicina deve ser intimamente ligado à prática profissional e dedicado a entender a transmissão de conhecimento e habilidades. Boa parte dos médicos, especialmente no Brasil, aprendem a ser professores deixando parte da assistência, numa decisão difícil. Dos obstáculos à transformação do médico em professor, destacamos responsabilidades acadêmicas, desenvolvimento pedagógico, remuneração, tempo dispendido em preparo e revisões e suscetibilidade ao burnout. Mesmo antes das definições de metodologias pedagógicas, o ensino da Medicina já ocorria em beira de leito, ambulatórios, discussões de casos e outras práticas. A sistematização destas metodologias pretende descentralizar o professor e responsabilizar o aluno pela aprendizagem. Embora professores tenham interesse nestas metodologias e relatem satisfação com sua aplicação, sua implantação depende de questões institucionais e curriculares. Modelos mistos que conservam aulas tradicionais e incorporam práticas ativas têm sido amplamente observados. Considerações finais: O caminho para a identidade docente na Medicina é desafiador, mas cativante. As metodologias ativas, apropriadamente aplicadas, são úteis para impulsionar a aprendizagem.

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Como Citar
Melhem JuniorA. J., CortezF. C. P., SantosF. D. dos, Didoné FilhoC. N., & FigueiredoD. L. A. (2024). Docentes e metodologias na educação médica. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(12), e18774. https://doi.org/10.25248/reas.e18774.2024
Seção
Revisão Bibliográfica

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