Interrelação entre a carga horária de trabalho e o nível de atividade física entre professores

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Juliana Nascimento da Silva
Renata Pessoa Portela

Resumo

Objetivo: Relacionar a carga horária de trabalho com o nível de atividade física de professoras da educação infantil residentes em um município Paraense. Métodos: O estudo possui natureza quantitativa, descritiva e transversal, sendo desenvolvido em seis Unidades Municipais de Ensino Infantil (UMEI) sediadas no município de Santarém. O público-alvo consistiu em professores da educação infantil, os dados foram coletados através de um questionário de identificação e o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ). Os dados foram direcionados a planilhas no Microsoft Office Excel 2007 (Windows), sendo analisados estatisticamente. Resultados: A amostra consistiu em 32 participantes, sexo feminino e média de 42 anos. Sobre o nível de atividade física, a maioria se encontrava irregularmente ativa, seguido das muito ativas, ativas e sedentárias. Sobre a carga horária de trabalho, a maioria trabalhava seis horas diárias. Dentre as que trabalhavam quatro horas diárias, todas eram ativas, das que trabalhavam seis horas diárias a maior parte era ativa. Ademais, das que trabalhavam oito horas diárias a maioria era irregularmente ativa, com maior percentual de sedentárias. Conclusão: Mesmo em jornadas de oito horas diárias de trabalho, esta não interfere grandemente na prática de atividade física, visto que somente 6% das professoras caracterizaram-se como sedentárias.

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Como Citar
SilvaJ. N. da, & PortelaR. P. (2024). Interrelação entre a carga horária de trabalho e o nível de atividade física entre professores. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(12), e18815. https://doi.org/10.25248/reas.e18815.2024
Seção
Artigos Originais

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