A utilização de tecnologias educacionais na atenção pré-natal

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Giovana Batistella de Mello
Chaiane Tais Rech
Denise Comin Silva
Gabriela Dalla Corte Córdova
Larissa Pereira
Vanúzia Sari
Silvana Bastos Cogo
Graciela Dutra Sehnem

Resumo

Objetivo: Analisar as evidências científicas disponíveis na literatura sobre o uso de tecnologias educacionais acerca da consulta de pré-natal. Métodos: Revisão integrativa da literatura, com levantamento bibliográfico realizado via bases de dados do Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde, portal Pubmed e base de dados Lilacs. Incluíram-se estudos originais em português, inglês ou espanhol, sem recorte temporal, justificado pela intenção de analisar a produção de conhecimento ao longo do tempo acerca dessa temática. Resultados: O corpus foi composto por 24 artigos e a análise dos dados foi agrupado em duas categorias temáticas: Tecnologias educacionais na consulta de pré-natal e Impacto dos vídeos educativos na consulta de pré-natal. Impacto das tecnologias educacionais no pré-natal. Considerações finais: A construção de tecnologias educacionais, quando bem-organizadas, planejadas e fundamentadas teoricamente, proporcionam na área da enfermagem maior visibilidade no processo de trabalho, como, também, benefícios na assistência integral e humanizada no cuidado pré-natal.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MelloG. B. de, RechC. T., SilvaD. C., CórdovaG. D. C., PereiraL., SariV., CogoS. B., & SehnemG. D. (2025). A utilização de tecnologias educacionais na atenção pré-natal. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 25, e18867. https://doi.org/10.25248/reas.e18867.2025
Seção
Revisão Bibliográfica

Referências

1. ACKER JIBV, CARTANA MHF. Construção da participação comunitária para a prevenção de acidentes domésticos infantis. Rev. Bras. Enferm., 2009; 62 (1):64-70.

2. ARAÚJO WCO. Recuperação da informação em saúde: construção, modelos e estratégias. ConCI: Conv. em Ciênc. Infor., 2020; 3(2):100 134.

3. ASIABAR AK, et al. The effect of an educational intervention in early pregnancy with spouse's participation on optimal gestational weight gain in pregnancy: a randomized controlled trial. Health Educ Res. 2018 Dec; 33(6): 535-547.

4. BACKES DS, et al. Collective prenatal care facilitated by educational technology: perception of pregnant women. Ciência & Saúde Coletiva, 2024; 29(1): e00392023.

5. BALSELLS MMD, et al. Development of a booklet as an educational technology for birth pain relief. Acta Paul. Enferm., 2023; 36: eAPE03351.

6. BERNARDO, EBR. Avaliação da assistência pré-natal de gestantes com risco habitual. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016; 126p.

7. BLACKWELL TM, et al. Using Text Messaging to Improve Access to Prenatal Health Information in Urban African American and Afro-Caribbean Immigrant Pregnant Women: Mixed Methods Analysis of Text4baby Usage. JMIR MhealthUhealth. 2020 Feb; 8(2).

8. BOTELHO LLR, et al. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, 2011; 5(11).

9. BRASIL. Ministério da Saúde. Apresentação Saúde da Mulher. Secretária de Estado de Saúde – SES, Governo do Estado de Mato Grosso. 2020. Disponível em:

10. BRASIL. Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica: Atenção ao pré-natal de baixo risco– manual técnico. 2012. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_atencao_basica_32_prenatal.pdf. Acessado em:

11. BRASIL. Ministério da Saúde. Cadernos Humaniza SUS: volume 4 - humanização do parto e do nascimento. 2014. Disponível em: https://www.redehumanizasus.net/sites/default/files/caderno_humanizasus_v4_humanizacao_parto.pdf. Acessado em:

12. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS nº 715, de 4 de abril de 2022. 2022. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2022/prt0715_06_04_2022.html. Acessado em:

13. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n° 2.436, de 21 de setembro de 2017. 2017. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html. Acessado em:

14. BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolos da atenção básica: Saúde das mulheres. 2016. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolos_atencao_basica_saude_mulheres.pdf. Acessado em:

15. CARILHO JM, et al. Pregnant Users' Perceptions of the Birth Plan Interface in the "My Prenatal Care" App: Observational Validation Study. JMIR formativeresearch. 2019; 3(1). DOI: 10.2196/11374.

16. CARVALHO GJF, et al. Simply mothers: shared elaboration of technologies on prenatal care of visually impaired women. CogitareEnferm., 2024; 29: e92082.

17. CASSIANO NA, et al. Educationaltechnology for primigravidae: a quasi-experimental study. Rev. Esc. Enferm. USP, 2022; 56.

18. CINCIRIPINI PM, et al. An evaluation of videotaped vignettes for smoking cessation and relapse prevention during pregnancy: the very important pregnant smokers (VIPS) program. TobControl, 2000; 9(3).

19. DIAS EG, et al. Ações do enfermeiro no pré-natal e a importância atribuída pelas gestantes. Revista Sustinere, 2018; 6(1): 52-62.

20. ELSHARKAWY NB, et al. Effectiveness of Health Information Package Program on Knowledge and Compliance among Pregnant Women with Anemia: A Randomized Controlled Trial. Int J Environ Res Public Health, 2022; 19(5):2724.

21. FONTENELE NL, et al. Construção de um mapa de conversação para gestantes e puérperas sobre os cuidados com o recém-nascido. Revista Cubana de Enfermería. 2019; 35(2).

22. GOODMAN K, et al. Impact of video education on influenza vaccination in pregnancy. The Journalofreproductive medicine, 2015; 60(11-12): 471-9.

23. HANDMAKER NS, et al. Videotaped training in alcohol counseling for obstetric care practitioners: a randomized controlled trial. Obstetrics&Gynecology, 1999; 93(2):165- 322.

24. KELLAMS AL, et al. Impact of a Prenatal Education Video on Rates of Breastfeeding Initiation and Exclusivity during the Newborn Hospital Stay in a Low-income Population. Journal of human lactation: official journal of International Lactation Consultant Association, 2016; 32(1):152-9.

25. MELNYK BM, FINEOUT- OVERHOLT E. Evidence practice in nursing e healthcare. A guide to best pratice. Philadelphia: Wolters Kluwer, Lippincott Williams e Wilkins, 2011. 25-29.

26. MUTANDA JN, et al. Community-made mobile videos as a mechanism for maternal, newborn and child health education in rural Uganda; a qualitative evaluation. Afri Health Sci. 2016; 16(4):923- 928.

27. NASCIMENTO CCL, et al. Vaccination in pregnancy: construction and validation of educational technology. CogitareEnferm., 2023; 28: e90023.

28. NEVES PVT, et al. Educational technology on urinary tract infection for riverine pregnant women: shared construction. CogitareEnferm., 2023; 28: e87352.

29. NICOLAOU C, et al. Technology-Enhanced Learning and Teaching Methodologies through Audiovisual Media. Education Science. 2019; 9(3):196.

30. NIETSCHE, EA. Tecnologia emancipatória: possibilidade ou impossibilidade para a práxis de Enfermagem? Tese (Doutorado) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1999; 351p.

31. NOUR GFA, et al. Educational technology to promote father involvement in childbirth and birth. Rev. bras. Enferm, 2022; 75(5): e20210243.

32. O'SULLIVAN TA, et al. Online Video Instruction on Hand Expression of Colostrum in Pregnancy is an Effective Educational Tool. Nutrients. 2019 Apr;11(4): 883.

33. PANTOJA LRB, et al. Creation of educational technology on obstetric violence for pregnant women - Rev. BaianaEnferm, 2023; 37: e52958.

34. REIS KL, et al. Validação de uma tecnologia educacional: manual obstétrico para a atenção primária. Revista Nursing, 2019; 22(258): 3351-3355.

35. SALBEGO C, et al.Care-educational technologies: an emerging concept of the praxis of nurses in a hospital context. RevBrasEnferm., 2018; 71(6): 2825-2833.

36. SANTIAGO RF, et al. Avaliação de objeto virtual de aprendizagem sobre pré-natal para adolescentes grávidas na atenção básica. Acta Paul Enferm. 2020; 33:1-12.

37. SILVABC, et al. Pregnant women’s contribution in the construction and evaluation of an educational technology: the “Comics for Pregnant Women”. RevBrasEnferm. 2021;74(4).

38. SOUSA LMM, et al. A metodologia da revisão integrativa da literatura em enfermagem. Revista Investigação em Enfermagem, 2017; 17-23.

39. THOMAZ EBAF, et al. Accessibility to people with motor, visual, or hearing disabilities during delivery and childbirth: the structure of SUS facilities linked to Rede Cegonha. Ciência & Saúde Coletiva, 2021; 26(3):897-908.

40. TSOH JY, et al. Promoting smoking cessation in pregnancy with Video Doctor plus provider cueing: a randomized trial. Acta ObstetGynecolScand, 2010; 89(4):515-523.

41. VERNOM MM, YANG FM. Implementing a self-monitoring application during pregnancy and postpartum for rural and underserved women: A qualitative needs assessment study. PLoS One, 2022; 17(7): e0270190.