Impactos do ensino remoto durante a pandemia da COVID-19 sobre adolescentes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade

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Cláudia Antonieta Lima Maciel
Leopoldo Nelson Fernandes Barbosa

Resumo

Objetivo: Analisar os impactos do ensino remoto durante a pandemia da COVID-19 referido por adolescentes com TDAH. Métodos: Estudo descritivo transversal com adolescentes diagnosticados com TDAH em uma escola particular em Recife/PE. Questionários online foram aplicados para avaliar os desafios e as estratégias de aprendizagem referidas pelos adolescentes durante o ensino remoto. Resultados: A pesquisa revelou que a maioria dos 69 participantes enfrentou desafios significativos, como dificuldades de concentração (88,4%), rendimento escolar abaixo do esperado (65,2%) e desorganização (67,6%). Além disso, muitos adolescentes relataram sintomas de ansiedade (58%) e dificuldades de sono (56,5%). O acompanhamento psicológico foi crucial para parte dos alunos, mas 42,6% interromperam o uso de medicamentos para o TDAH, o que pode ter agravado os sintomas. Apoio familiar foi presente para 70,6% dos participantes. Conclusão: Esses adolescentes enfrentaram desafios acentuados no ensino remoto, destacando a necessidade de políticas educacionais que ofereçam suporte adequado a esse grupo. Estratégias como a criação de ambientes domésticos estruturados e o uso de ferramentas tecnológicas podem mitigar os impactos negativos do ensino à distância, além de um acompanhamento psicológico contínuo e uma maior participação familiar ser essencial para garantir o progresso acadêmico e o bem-estar emocional.

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Como Citar
MacielC. A. L., & BarbosaL. N. F. (2025). Impactos do ensino remoto durante a pandemia da COVID-19 sobre adolescentes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 25, e18880. https://doi.org/10.25248/reas.e18880.2025
Seção
Artigos Originais

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