Avaliação do uso de tecnologias educativas para a abordagem de urgências neuropsiquiátricas na pessoa idosa
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Resumo
Objetivo: Mapear as evidências científicas sobre o uso de tecnologias educativas na abordagem de urgências neuropsiquiátricas na pessoa idosa. Métodos: Trata-se de uma revisão de escopo, elaborada de acordo com as recomendações do Joanna Briggs Institute. A ferramenta metodológica PRISMA checklist foi utilizada para guiar o processo. Foram consultadas 8 bases de dados e bibliotecas eletrônicas. A seleção dos estudos ocorreu em duas fases: a primeira consistiu na triagem de títulos e resumos para identificar estudos potencialmente relevantes; e a segunda, na leitura completa dos textos para confirmar a elegibilidade. Resultados: Os resultados foram organizados qualitativamente por meio da análise temática de conteúdo, e quantitativamente, por meio de uma análise estatística descritiva. Como resultado, foram identificados 16.607 registros iniciais, que, após a remoção de duplicatas, resultaram em 8.644 estudos únicos. Destes, 16 estudos foram selecionados para compor o corpus de análise. Considerações finais: A análise identificou que as tecnologias educativas mais utilizadas incluíram e-learning, simulações virtuais e aplicativos móveis. Foram discutidas as potencialidades dessas ferramentas, como a melhoria na resposta a crises e o suporte educativo contínuo, e os desafios enfrentados, como a resistência à adoção de novas tecnologias e a necessidade de personalização para o público idoso.
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