Avaliação do uso de tecnologias educativas para a abordagem de urgências neuropsiquiátricas na pessoa idosa

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José Uilson Ferreira Galindo Júnior
Fernanda Kelly Oliveira de Albuquerque
Mariane Lorena Souza Silva
Marianne Rodrigues Costa
Thaís Monara Bezerra Ramos
Emerson Tiago da Silva Alves
Eclésia de Oliveira Souza
Francilene Figueirêdo da Silva Pascoal
Mariana Albernaz Pinheiro de Carvalho

Resumo

Objetivo: Mapear as evidências científicas sobre o uso de tecnologias educativas na abordagem de urgências neuropsiquiátricas na pessoa idosa. Métodos: Trata-se de uma revisão de escopo, elaborada de acordo com as recomendações do Joanna Briggs Institute. A ferramenta metodológica PRISMA checklist foi utilizada para guiar o processo. Foram consultadas 8 bases de dados e bibliotecas eletrônicas. A seleção dos estudos ocorreu em duas fases: a primeira consistiu na triagem de títulos e resumos para identificar estudos potencialmente relevantes; e a segunda, na leitura completa dos textos para confirmar a elegibilidade. Resultados: Os resultados foram organizados qualitativamente por meio da análise temática de conteúdo, e quantitativamente, por meio de uma análise estatística descritiva. Como resultado, foram identificados 16.607 registros iniciais, que, após a remoção de duplicatas, resultaram em 8.644 estudos únicos. Destes, 16 estudos foram selecionados para compor o corpus de análise. Considerações finais: A análise identificou que as tecnologias educativas mais utilizadas incluíram e-learning, simulações virtuais e aplicativos móveis. Foram discutidas as potencialidades dessas ferramentas, como a melhoria na resposta a crises e o suporte educativo contínuo, e os desafios enfrentados, como a resistência à adoção de novas tecnologias e a necessidade de personalização para o público idoso.

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Como Citar
Galindo JúniorJ. U. F., AlbuquerqueF. K. O. de, SilvaM. L. S., CostaM. R., RamosT. M. B., AlvesE. T. da S., SouzaE. de O., PascoalF. F. da S., & CarvalhoM. A. P. de. (2025). Avaliação do uso de tecnologias educativas para a abordagem de urgências neuropsiquiátricas na pessoa idosa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 25, e18909. https://doi.org/10.25248/reas.e18909.2025
Seção
Revisão Bibliográfica

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