Reconhecimento precoce de AVE e PCR: ações de primeiros socorros que salvam vidas

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Juliana Paraense Silva
Isabelle Cristina Amorim de Andrade
Esther Ellen Costa dos Santos
Crisler de Jesus Moraes Santos Silva
Jackeline Pinheiro Pantoja
Gustavo Monteiro Santiago
Cristal Ribeiro Mesquita

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem com educação em saúde sobre acidente vascular encefálico (AVE) e parada cardiovascular (PCR), em uma escola pública para alunos do terceiro ano do ensino médio. Relato de experiência: A ação denominada “a prática de primeiros socorros na escola” foi realizada por 10 estudantes de enfermagem de quatro instituições de ensino superior (IES), com uma turma de 17 alunos do ensino médio. Utilizando a metodologia do Arco de Maguerez, os encontros mensais abordaram temas como Acidente Vascular Encefálico (AVE) e Parada Cardiorrespiratória (PCR), baseados em protocolos da American Heart Association (AHA). Os alunos participaram de aulas teóricas e práticas, aprendendo a identificar sintomas e realizar manobras de Reanimação Cardiopulmonar (RCP) com o uso de bonecos de simulação. Considerações finais: A ação teve impacto positivo, reforçando a importância da educação em saúde no ambiente escolar. Ao promover o conhecimento sobre primeiros socorros, o projeto contribuiu para capacitar os jovens a agir em situações de emergência, evidenciando a necessidade de mais iniciativas como essa.

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Como Citar
SilvaJ. P., AndradeI. C. A. de, SantosE. E. C. dos, SilvaC. de J. M. S., PantojaJ. P., SantiagoG. M., & MesquitaC. R. (2025). Reconhecimento precoce de AVE e PCR: ações de primeiros socorros que salvam vidas. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 25, e18937. https://doi.org/10.25248/reas.e18937.2025
Seção
Relatos de Experiência

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