Estado nutricional e sua relação com a ingestão alimentar de escolares de uma unidade escolar da Paraíba
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Resumo
Objetivo: O estudo teve como objetivo avaliar o estado nutricional e a ingestão alimentar de escolares em uma instituição de ensino municipal, no interior da Paraíba. Métodos: Realizou-se uma pesquisa de campo de caráter descritivo, com abordagem quantitativa no âmbito da saúde coletiva, abrangendo estudantes do ensino fundamental II, localizada no interior da Paraíba. Para a coleta de dados, foram aplicados o Questionário de Frequência Alimentar (QFA) e uma avaliação antropométrica. A amostra foi composta por 131 alunos de ambos os sexos. Os dados obtidos foram tabulados utilizando o software SPSS for Windows 22 e posteriormente analisados. Resultados: Os resultados indicaram que, embora a maioria dos estudantes apresentasse um estado nutricional eutrófico, os hábitos alimentares observados foram predominantemente inadequados. Constatou-se um baixo consumo de alimentos considerados saudáveis, como frutas, hortaliças, leite e derivados, contrastando com um elevado consumo de alimentos industrializados ricos em açúcares, sódio e gorduras saturadas. Conclusão: Dessa forma, evidencia-se que um estilo de vida alimentar pode ser insuficiente para promover a saúde a longo prazo, e que outros fatores têm que ser lavados em consideração, associando-os a promoção de uma alimentação saudável.
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