Estado nutricional e sua relação com a ingestão alimentar de escolares de uma unidade escolar da Paraíba

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Gislane de Almeida Linhares
Walnara Arnaud Moura Formiga
Izabela Letícia Wanderley de Andrade e Silva
Dalila Teotonio Bernadino de Souza
Renata Fernandes de Araújo Batista de Morais
Laisy Sobral de Lima Trigueiro Barbosa
Luísa Costa Ribeiro Fonseca Clementino
Fabíola Rocha Silva Batista dos Santos
Victor Vinicius Lins Nunes
Rafael Ferreira Lima

Resumo

Objetivo: O estudo teve como objetivo avaliar o estado nutricional e a ingestão alimentar de escolares em uma instituição de ensino municipal, no interior da Paraíba. Métodos: Realizou-se uma pesquisa de campo de caráter descritivo, com abordagem quantitativa no âmbito da saúde coletiva, abrangendo estudantes do ensino fundamental II, localizada no interior da Paraíba. Para a coleta de dados, foram aplicados o Questionário de Frequência Alimentar (QFA) e uma avaliação antropométrica. A amostra foi composta por 131 alunos de ambos os sexos. Os dados obtidos foram tabulados utilizando o software SPSS for Windows 22 e posteriormente analisados. Resultados: Os resultados indicaram que, embora a maioria dos estudantes apresentasse um estado nutricional eutrófico, os hábitos alimentares observados foram predominantemente inadequados. Constatou-se um baixo consumo de alimentos considerados saudáveis, como frutas, hortaliças, leite e derivados, contrastando com um elevado consumo de alimentos industrializados ricos em açúcares, sódio e gorduras saturadas. Conclusão: Dessa forma, evidencia-se que um estilo de vida alimentar pode ser insuficiente para promover a saúde a longo prazo, e que outros fatores têm que ser lavados em consideração, associando-os a promoção de uma alimentação saudável.

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Como Citar
LinharesG. de A., FormigaW. A. M., SilvaI. L. W. de A. e, SouzaD. T. B. de, MoraisR. F. de A. B. de, BarbosaL. S. de L. T., ClementinoL. C. R. F., SantosF. R. S. B. dos, NunesV. V. L., & LimaR. F. (2025). Estado nutricional e sua relação com a ingestão alimentar de escolares de uma unidade escolar da Paraíba. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 25, e18941. https://doi.org/10.25248/reas.e18941.2025
Seção
Artigos Originais

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