Avaliação da empatia clínica dos estudantes de medicina ao longo do curso utilizando a Escala Brasileira de Empatia Clínica
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Resumo
Objetivo: Verificar o nível de empatia clínica dos estudantes de Medicina de uma instituição particular de ensino, utilizando uma nova ferramenta de mensuração – a Escala Brasileira de Empatia Clínica (EBEC). Métodos: Estudo transversal, com 392 estudantes de medicina de uma instituição particular, distribuídos ao longo do curso. Os participantes preencheram um questionário sociodemográfico e a EBEC disponibilizados via Google Forms. Os dados foram analisados utilizando-se medidas descritivas e testes não paramétricos – qui quadrado, teste exato de Fisher, Mann-Whitney e kruskal-Wallis. Todos os resultados foram significativos para uma probabilidade de significância inferior a 5% (p<0,05). Resultados: Observou-se médias elevadas de empatia global e nos domínios do instrumento, sendo que o terceiro ano apresentou escores significativamente mais altos. Variáveis sociodemográficas como sexo feminino, estar casado, renda familiar acima de cinco salários mínimos, escolaridade da mãe, escolha do curso para contribuir com a sociedade, auxílio financeiro para estudar, intenção de especialização clínica, participação em projetos voluntários e outra graduação na área da saúde correlacionaram-se com escores mais altos de empatia. Conclusão: Os estudantes apresentaram altos escores de empatia. São recomendados estudos adicionais, longitudinais e multicêntricos, para compreender melhor a relação entre empatia, variáveis sociodemográficas e seu desenvolvimento na graduação médica.
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