Validação de tecnologia educacional sobre cuidado nutricional na hipertensão gestacional

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Francisca Lorilene de Oliveira Marques da Costa
Flavia Marcela Cosmo Macedo
Sandra Maria dos Santos Figueiredo
Alice Silva Lima
Ana Carolina Uchôa Farinazo

Resumo

Objetivo: Realizar validação de conteúdo e aparência de tecnologia educativa (TE) do tipo cartilha sobre alimentação na hipertensão gestacional. Métodos: Estudo metodológico de validação de conteúdo e aparência da tecnologia educativa intitulada “Cuidados nutricionais na hipertensão gestacional”. Validação realizada por sete especialistas da área da saúde e sete especialistas de outras áreas. A coleta de dados foi online através do preenchimento dos instrumentos de validação de conteúdo educativo em saúde e instrumentos de validação em aparência. Para a análise dos dados, realizou-se cálculos do Índice de Validade de Conteúdo e Índice de Validação de Aparência. Resultados: A cartilha foi validada pelos especialistas, visto que obteve IVC global de 0,95 e IVA global de 0,71. Contudo, passou por correção textual e modificações de design de acordo com sugestões e recomendações recebidas. As alterações foram: correção e/ou substituição de palavras e/ou frases, acréscimo de informações, adequação de linguagem, aumento do número de ilustrações, padronização do estilo e formatação do design. Conclusão: A cartilha alcançou validação para ser utilizada na Atenção Primária à Saúde (APS) como ferramenta de educação em saúde para gestantes.

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Como Citar
da CostaF. L. de O. M., MacedoF. M. C., FigueiredoS. M. dos S., LimaA. S., & FarinazoA. C. U. (2025). Validação de tecnologia educacional sobre cuidado nutricional na hipertensão gestacional. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 25, e19000. https://doi.org/10.25248/reas.e19000.2025
Seção
Artigos Originais

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