Construção de tecnologia educacional para gestantes acerca do trabalho de parto e seus direitos enquanto parturientes
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Resumo
Objetivo: Construir e validar uma tecnologia educacional audiovisual para gestantes acerca das fases do trabalho de parto e seus direitos enquanto parturientes. Métodos: Estudo metodológico aplicado, dividido em cinco fases: revisão da literatura; desenvolvimento, construção, validação e teste-piloto. A coleta de dados foi realizada a partir de questionários tanto para os juízes especialistas e comunicacionais, quanto para o público-alvo. Em seguida, realizada análise estatística, na qual utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e o Coeficiente Alfa de Cronbach. Resultados: A tecnologia resultou em um vídeo educacional o qual foi apresentado a 200 pacientes e 10 juízes especialista. Apresentou Índice de Validação de Conteúdo geral de 0,95 (95%) e Alfa de Cronbach de 0,85, demonstrando um bom índice de validação e boa confiabilidade do questionário utilizado. As pacientes consideraram as informações interessantes e importantes, permanecendo somente uma lacuna no que diz respeito as vantagens e desvantagens das vias de parto. Conclusão: Dessa forma, conclui-se que a TE, após passar pelo processo de readequação do tópico sobre as vantagens e desvantagens das vias de parto, será considerada útil e eficiente para ser utilizada por profissionais da área da saúde, visando a disseminação adequada de informações.
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