Proposição e avaliação da eficácia de um recurso educativo na prevenção de quedas: uma análise com idosos não institucionalizados

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Magna Janny Soares Barbosa
Geraldo Magella Teixeira
Maria Letícia de Souza Vitor

Resumo

Objetivo: Propor e avaliar a eficácia de um recurso educativo em saúde, no aspecto queda, idealizado a partir da realidade de idosos não institucionalizados. Métodos: O estudo foi realizado em duas etapas, com abordagens qualitativa e quantitativa eteve a participação de 10 idosos. Apósavaliar a função cognitiva dos participantes e a buscar neles o conhecimento sobre a suscetibilidade de quedas, houve a elaboração e a exibição de um vídeo sobre a prevenção de quedas, baseado no método CTM3, além do preenchimento de um questionário antes e depois essa exibição. Foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin, além do teste de Wilcoxon. Resultados: Os dez idosos participantes são todos do sexo feminino, católicos, sem comprometimento cognitivo e com idade entre 60 e 89 anos. Após a exibição do vídeo educativo foi possível identificar que os participantes apresentaram maior autocuidado e maior conhecimento geral sobre a prevenção de quedas. O valor de p foi menor que 0,05 (p = 0,012) o que mostrou um resultado significante. Conclusão: O vídeo, como recurso educativo, contribuiu para a construção do conhecimento sobre a prevenção de quedas proporcionando mais autonomia para os participantes.

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Como Citar
BarbosaM. J. S., TeixeiraG. M., & VitorM. L. de S. (2025). Proposição e avaliação da eficácia de um recurso educativo na prevenção de quedas: uma análise com idosos não institucionalizados. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 25, e19038. https://doi.org/10.25248/reas.e19038.2025
Seção
Artigos Originais

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