Caracterização dos níveis de letramento em saúde e de conhecimento sobre aleitamento materno
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Resumo
Objetivo: Caracterizar os níveis de letramento em saúde e de conhecimento sobre aleitamento materno de puérperas internadas em alojamento conjunto. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, de abordagem quantitativa, realizado num hospital de referência em atenção materno-infantil, no setor do alojamento conjunto e no período de julho de 2022 a janeiro de 2023. A amostra foi composta por 70 puérperas. Para a caracterização do nível de conhecimento sobre o aleitamento materno foi utilizado questionário tipo Likert de cinco pontos da NOC. Já os níveis de LS foram avaliados através do Teste de Letramento em Saúde (TLS). Resultados: Foi identificado que 51,43% das participantes apresentaram conhecimento substancial sobre o tema. Apenas 10% apresentaram conhecimento limitado, 18,57% conhecimento moderado e em 20% foi caracterizado conhecimento vasto, sendo este o nível máximo. Com relação aos níveis de LS, constatou-se que 48,57% das puérperas apresentaram letramento adequado, seguido de 30% com letramento limitado e 21,43%, apresentando letramento inadequado. Conclusão: Os achados deste estudo tornaram evidentes possíveis dificuldades no processamento do conhecimento, de forma que a autonomia das entrevistadas, sobre suas condições de saúde, pode estar prejudicada.
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