Avaliação dos fatores psicossociais no serviço público

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Elize Sampaio Nascimento Silva
Claudia Ferreira Mazzoni

Resumo

Objetivo: Avaliar fatores psicossociais no ambiente de trabalho de uma universidade pública e seu impacto na saúde e no bem estar dos servidores. Métodos: Trata-se de estudo transversal com abordagem mista, utilizando o Copenhagen Psychosocial Questionnaire (COPSOQ), versão curta, aplicado a 145 servidores. Foram analisadas dimensões como Exigências Emocionais, Apoio Social e Satisfação no Trabalho. Os dados foram tratados com análises descritivas e inferenciais, utilizando testes de correlação para identificar relações significativas. Resultados: Os resultados apontam níveis críticos em Exigências Emocionais e Cognitivas, indicando elevado risco psicossocial. Apoio Social e Comunidade no Trabalho se mostraram fatores protetores. O estudo também revelou diferenças importantes relacionada à idade: servidores jovens relataram maior estresse, enquanto os mais experientes apresentaram maior satisfação e envolvimento no trabalho. Conclusão: Este estudo mostra a importância de medidas preventivas e organizacionais, como práticas e políticas ergonômicas, como preconizado pela NR-01, para reduzir riscos psicossociais, melhorar o bem-estar e aumentar a produtividade e a qualidade de vida dos trabalhadores.

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Como Citar
SilvaE. S. N., & MazzoniC. F. (2025). Avaliação dos fatores psicossociais no serviço público. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 25, e19205. https://doi.org/10.25248/reas.e19205.2025
Seção
Artigos Originais

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