Método Baby-led Weaning (BLW) versus alimentação complementar tradicional: comparação dos impactos no desenvolvimento infantil
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Comparar os impactos do Baby-Led Weaning (BLW) e da alimentação complementar tradicional no desenvolvimento infantil, com foco em desenvolvimento motor, preferências alimentares, comportamento alimentar, e segurança. Métodos: Revisão bibliográfica integrativa, fundamentada em pesquisa na base de dados eletrônicos PubMed Central (PMC). Os termos de pesquisa incluíram “Baby-Led Weaning”, ”BLW”, “Traditional Complementary Feeding” e “Development”, englobando um total de 14 artigos selecionados para análise detalhada, entre os anos de 2014 a 2024. Resultados: Estudos recentes abordam que crianças que iniciam alimentação complementar com o método BLW podem se beneficiar da aquisição de algumas habilidades durante o seu desenvolvimento e crescimento, como capacidades motoras, autonomia, saciedade e linguagem, comparativamente ao método de alimentação complementar tradicional. O aporte nutricional, energético e possíveis riscos de engasgos, a maioria das evidências analisadas demonstram não haver diferenças estatísticas significativas entre as duas formas de introdução alimentar. Considerações finais: É evidente a emergente importância que o tema vem ganhando nos últimos anos. Assim, se faz necessário o desenvolvimento de mais estudos dada a complexidade em elucidar os reais benefícios e impactos do BLW no desenvolvimento infantil, crescimento e nutrição na infância, além de avaliar possíveis riscos de incidentes comparativamente com a alimentação complementar tradicional.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. BOSWELL N. Complementary Feeding Methods - A Review of the Benefits and Risks. International Journal of Environmental Research and Public Health, 2021; 18 (7165): 1-15.
3. BROWN A, et al. Early influences on child satiety-responsiveness: the role of weaning style. Department of Public Health and Policy Studies, College of Human and Health Sciences, Swansea University, Swansea, UK; Department of Psychology, College of Human and Health Sciences, Swansea University, Swansea, UK Received 30 October 2012; revised 10 July 2013; accepted 15 October 2013.
4. CAPRA, Maria Elena et al. Complementary Feeding: Tradition, Innovation and Pitfalls. Nutrients, 2024; 16(5): 737.
5. D’AURIA, Enza et al. Baby-led weaning: what a systematic review of the literature adds on. Italian journal of pediatrics, 2018; 44: 1-11.
6. DANIELS L, et al. Baby-Led Introduction to SolidS (BLISS) study: a randomised controlled trial of a baby-led approach to complementary feeding. BMC Pediatrics, 2015; 15(179): 101186.
7. DOGAN E, et al. Baby-led complementary feeding: a randomized controlled study. Oficial Journal of the Japan Pediatric Society, 2018; 60(12): 101111.
8. ERICKSON LW, et al. Impact of a Modified Version of Baby-Led Weaning on Infant Food and Nutrient Intakes: The BLISS Randomized Controlled Trial. Journals Nutrients, 2018; 10(6): 10.3390.
9. FERNANDES, Carla et al. Complementary feeding methods: associations with feeding and emotional responsiveness. Children, 2023; 10(3): 464.
10. MARTINÓN-TORRES N, et al. Baby-Led Weaning: What Role Does It Play in Obesity Risk during the First Years? A Systematic Review. Nutrients, 2021; 13: 1009.
11. MOREIRA PR, et al. Estimated energy and nutrient intake in complementary feeding methods in Brazilian infants: randomized clinical trial. Scientific Reports, 2024; 14: 13.
12. MOREIRA PR, et al. Estimated energy and nutrient intake in complementary feeding methods in Brazilian infants: randomized clinical trial. Nature Portfolio, 2019; 1; 1-8.
13. MOREIRA RP, et al. Adesão a diferentes métodos de introdução da alimentação complementar aos 7 meses de vida: um ensaio clínico randomizado. Revista Paulista de Pediatria, 2023; 41: 2021235.
14. MORISON BJ, et al. How diferente are baby-led weaning and conventional complementary feeding? A cross-sectional study of infants aged 6-8 months. BMJ Open, 2016; 6; 10665.
15. MORISON BJ, et al. Impact of a modified version of Baby-Led Weaning on dietary variety and food preferences in infants. Nutrients, 2018; 10(1092).
16. NEVES SF, et al. Brazilian health profissionals perception about the Baby-Led Weaning (BLW) method for complementary feeding: an exploratory study. Revista Paulista de Pediatria, 2022; 40: 2020321.
17. NUZZI G, et al. The weaning practices: A new challenge for pediatricians? Pediatr Allergy Immunol, 2022; 33: 44-46.
18. ORTEGARAMÍREZ AD, et al. Early feeding practices and eating behaviour in preschool children: The CORALS cohort. Maternal & Child Nutrition, 2024; 13672.
19. ROMERO-VELARDE E, et al. Guidelines for complementary feeding in healthy infants. Boletin Medico Del Hospital Infantil De Mexico, 2016; 73(5): 338-356.
20. STUDER-PEREZ E e MUSHER-EIZENMAN D. To feed or let eat! A scale of independence, exploration, ans family to measure baby-led weaning as a complementary feeding approach. Journal of Human Nutrition and Dietetics, 2023; 36: 810-818.
21. WEBBER C, et al. An infant-led approach to complementary feeding is positively associated with language development. Maternal & Child Nutrition, 2021; 17(4): 13206.