Desenvolvimento motor de lactentes expostos à sífilis: oportunidades motoras no ambiente domiciliar e fatores socioeconômicos
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Investigar a associação entre o Desenvolvimento Motor, as oportunidades motoras presentes no ambiente domiciliar e fatores socioeconômicos de lactentes expostos à sífilis. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, exploratório e quantitativo. Participaram da pesquisa 57 lactentes expostos à sífilis. Os instrumentos utilizados foram uma ficha de avaliação, o questionário Affordances in the Home Environment for Motor Development Infant-Scale e a Alberta infant motor scale. Para a relação entre o DM, os aspectos socioeconômicos e as oportunidades motoras foi utilizado Coeficiente de Correlação de Spearman. Resultados: A escolaridade paterna, brinquedos de motricidade grossa e a pontuação total do AHEMD-IS apresentaram correlação com o DM. A escolaridade paterna também correlacionou-se com a pontuação total da AHEMD-IS, a renda familiar com a disponibilidade de brinquedos de motricidade fina e a escolaridade materna com o espaço físico domiciliar. Conclusão: As oportunidades motoras no ambiente domiciliar e a escolaridade paterna estão associadas a melhor desempenho no DM, assim como, a escolaridade paterna também está relacionada a melhores oportunidades motoras.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. BRASIL. Boletim Epidemiológico de Sífilis: Número Especial - Outubro 2023. Ministério da Saúde. 2023.Disponível em: https ://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/epide miologicos/especiais/2023/boletim-epidemiologico-de-sifilis-numero-especial-out.2023. Acessado em: 15 de agosto de 2024.
3. BRASIL. Manual de boas práticas para gestantes com alto risco. Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz. 2022. Disponível em: https ://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/wp-content/uploads/ 2022 /03/manual_gestacao_alto_risco.pdf. Acessado em: 15 de agosto de 2024.
4. BRASIL. Protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para atenção integral às pessoas com infecções sexualmente transmissíveis. Brasília: ministério da saúde, 2020.Disponível em:http ://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2015/protocolo-clinico-e-diretrizes-terapeuticas-para-atencao-integral-pessoas-com-infeccoes. Acessado em: 15 de agosto de 2024.
5. CAÇOLA P, et al. Development of the Affordances in the Home Environment for Motor Development-Infant Scale. Pediatrics International. 2011; 53(6): 820-5.
6. CAÇOLA PM, et al. Further development and validation of the affordances in the home environment for motor development–infant scale (AHEMD-IS). Physical Therapy. 2015; 95(6): 901-23.
7. CORREIA LL, et al. Prevalence and socioeconomic determinants of development delay among children in Ceará, Brazil: A population-based study. PLoS One. 2019; 14(11): 215343.
8. DEFILIPO EC, et al. Opportunities in the home environment for motor development. Revista Saúde Pública. 2012; 46(4): 633-41.
9. DELGADO DA, et al. Avaliação do desenvolvimento motor infantil e sua associação com a vulnerabilidade social. Fisioterapia e Pesquisa. 2020; 27(01): 48-56.
10. DEVARAJU M, et al. Beyond TORCH: A narrative review of the impact of antenatal and perinatal infections on the risk of disability. Neuroscience & Biobehavioral Reviews. 2023; 153: 105390.
11. DINKEL D e SNYDER K. Exploring gender differences in infant motor development related to parent's promotion of play. Infant Behavior and Development. 2020; 59: 101440.
12. DOMINGUES CSB, et al. Protocolo Brasileiro para Infecções Sexualmente Transmissíveis 2020: sífilis congênita e criança exposta à sífilis. Revista Epidemiologia e Serviços de Saúde, 2021; 20(5): 12-16.
13. FERREIRA T, et al. Oportunidades domiciliares no desenvolvimento motor infantil: produção científica da área da saúde. Journal of Human Growth and Development. 2021; 31(1): 125-144.
14. FLÔRES FS, et al. Affordances for Motor Skill Development in Home, School, and Sport Environments: A Narrative Review. Perceptual and Motor Skills. 2019; 126(3): 366-388.
15. FREITAS TC, et al. Family socioeconomic status and the provision of motor affordances in the home. Brazilian Journal of Physical Therapy. 2013; 17(4): 319-327.
16. HADDERS-ALGRA M. The neuronal group selection theory: a framework to explain variation in normal motor development. Developmental Medicine & Child Neurology. 2000; 42(8): 566-72.
17. HOPKINS AO, et al. Evaluation of the WHO/CDC Syphilis Serology Proficiency Programme to support the global elimination of mother-to-child transmission of syphilis: an observational cross-sectional study, 2008-2015. British Medical Journal Open. 2020; 10(1): 29434.
18. NASCIMENTO JUNIOR JR, et al. Nível Socioeconômico e affordances do ambiente domiciliar: implicações para o desempenho motor infantil. Journal of Physical Education. 2014; 25(4): 651-62.
19. PEREIRA KR, et al. Brazilian infant motor and cognitive development: Longitudinal influence of risk factors. Pediatrics International. 2016; 58(12): 1297-306.
20. PIPER MC e DARRAH J. Motor assessment of the developing infant. Philadelphia WB: Saunders Company, 1994.
21. PIZZO GC, et al. Análise das affordances do ambiente domiciliar de crianças pré-escolares: um estudo em função da renda familiar. Caderno de Educação Física e Esporte. 2015; 13(1): 79-89.
22. SACCANI R e VALENTINI NC. Cross-cultural analysis of the motor development of Brazilian, Greek and Canadian infants assessed with the Alberta Infant Motor Scale. Revista Paulista de Pediatria. 2013; 31(3): 350-8.
23. SANIA A, et al. Early life risk factors of motor, cognitive and language development: a pooled analysis of studies from low/middle-income countries. British Medical Journal Open Open. 2019; 9(10): 26449.
24. SILVA TC, et al. Development of infants presented with congenital syphilis in their first months of life. Revista CEFAC. 2021; 23(6): 9321.
25. SILVA WR, et al. Oportunidades de estimulação motora no ambiente domiciliar de crianças. Journal of Human Growth and Development. 2017; 27(1): 84-90.
26. SMITH LB e THELEN E. Development as a dynamic system. Trends in Cognitive sciences. 2003; 7(8): 343-348.
27. SOUSA AF. Associação entre fatores maternos e infantis e suspeita de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e alteração comportamental em crianças menores de 24 meses [dissertation]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo; 2020; 229.
28. VALADI S, et al. Psychometric properties of the Affordances in the Home Environment for Motor Development inventory for use with Iranian children aged 18-42 months. Infant Behavior and Development. 2018; 50: 1-11.
29. VALENTINI NC e SACCANI R. Brazilian validation of the Alberta Infant Motor Scale. Physical Therapy. 2012; 92(3): 440-7.
30. VIEIRA MT, et al. Functional capacity, independence and home affordances of premature children attending daycare centers. Fisioterapia e Movimento. 2017; 30(1): 85-95.
31. WHO. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Global guidance on criteria and processes for validation: elimination of mother-to-child transmission of HIV and syphilis. Geneva: WHO, 2017; 2: 39. Disponível em: www.who.int/reproductivehealth/publications/emtct-hiv-syphilis/en. Acessado em: 10 de março de 2024.
32. WHO. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Nurturing care for early childhood development: a framework for helping children survive and thrive to transform health and human potential, 2018. Disponível em: apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/272603/9789241514064eng.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acessado em: 10 de março de 2024.
33. ZOGHI A, et al. The Impact of Home Motor Affordances on Motor, Cognitive and Social Development of Young Children. Iranian Journal of Child Neurology. 2019; 13(2): 61-69.